O Comitê Olímpico Internacional (COI) proibiu o atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych de utilizar, durante as competições de skeleton nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina 2026, o chamado “capacete da memória”. O equipamento do atlete é personalizado com imagens de desportistas ucranianos mortos na guerra com a Rússia.
Heraskevych, de 27 anos, que também atuou como porta-bandeira da delegação ucraniana na cerimônia de abertura, usou o capacete durante o treinamento oficial na segunda-feira (9/2), no Centro de Esportes de Trenó em Cortina d’Ampezzo.
O acessório traz retratos de vários esportistas ucranianos vítimas do conflito, incluindo amigos pessoais do atleta. Entre os citados estão o patinador artístico Dmytro Sharpar (ex-companheiro de equipe nos Jogos Olímpicos da Juventude), o biatleta Yevhen Malyshev, o boxeador Pavlo Ishchenko e o jogador de hóquei Oleksiy Loginov.
O COI, em coletiva de imprensa, falou que “a Regra 50 da Carta Olímpica é clara e proíbe qualquer forma de demonstração ou propaganda de caráter político, religioso ou racial nos locais e instalações olímpicas”, disse o porta-voz da entidade.
“O capacete em questão continha imagens específicas de indivíduos e contextos diretamente ligados ao conflito armado em curso na Ucrânia. Embora a intenção possa ser de homenagem pessoal, o COI avaliou que isso poderia ser interpretado como uma declaração política em um ambiente que deve permanecer neutro”, declarou a entidade.
“Como gesto de compreensão da situação humanitária delicada, autorizamos excepcionalmente o uso de uma braçadeira preta simples, como sinal de luto e solidariedade”, explicou o COI.
O ucraniano, pioneiro no skeleton pelo seu país, já havia chamado atenção internacional em 2022, nos Jogos de Pequim, ao exibir um cartaz com a mensagem “No War in Ukraine” (Sem guerra na Ucrânia).
Vladyslav Heraskevych deve estrear na competição de skeleton nos próximos dias. Até o momento, não há confirmação se ele recorrerá formalmente da decisão ou se aceitará a braçadeira preta como forma de protesto silencioso.








