O futebol carioca vive mais um momento decisivo. Neste domingo (22/2), às 18h, no Estádio Nilton Santos, Vasco e Fluminense se enfrentam no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca 2026. O confronto, conhecido como Clássico dos Gigantes, promete emoção e pode definir rumos importantes na temporada para ambos os clubes.
Para o confronto, o Vasco chega com baixas e terá que se reiniventar, já que o capitão do time, Coutinho, solicitou a rescisão de contrato com o clube. Além disso, Fernando Diniz, técnico vascaíno, terá que lidar com desfalques importantes.
O lateral Cuiabano segue aprimorando a parte física e não deve ser relacionado, enquanto o volante Thiago Mendes é dúvida após sentir dores no joelho durante a semana. Apesar disso, o time de São Januário aposta na força coletiva e na experiência em jogos grandes para buscar uma vantagem no primeiro duelo.
O Vasco chega embalado pela classificação nos pênaltis contra o Volta Redonda nas quartas de final e tem um retrospecto favorável em mata-matas contra o Fluminense. O Cruzmaltino levou a melhor em nove oportunidades eliminatórias, contra apenas quatro do Tricolor, com aproveitamento de 63% no recorte geral de decisões diretas.
No retrospecto amplo entre os dois times, o Vasco tem leve vantagem histórica: 157 vitórias, contra 125 do Fluminense, em 397 jogos disputados.
Fluminense em alta
Do lado do Fluminense, o cenário é de confiança após uma sequência positiva em 2026, incluindo a classificação tranquila com vitória por 3 x 1 sobre o Bangu. O Tricolor das Laranjeiras chega embalado e com semana cheia de treinamentos para ajustar detalhes.
No último confronto entre as equipes, o Vasco venceu por 2 x 1 a ida da semifinal da Copa do Brasil, mas o Fluminense devolveu na volta (1 x 0) e acabou eliminado nos pênaltis.








