Serviço de podas intensificado reduz reclamações no Distrito Federal
A atuação intensificada e coordenada da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) no serviço de podas apresenta resultados expressivos em 2025. Dados do Painel da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal mostram queda significativa nas solicitações e reclamações relacionadas à manutenção arbórea em áreas públicas.
Números do período
- De janeiro à primeira semana de novembro: 857 solicitações e 1.790 reclamações.
- No mesmo período de 2024: 2.661 solicitações e 2.395 reclamações.
- Redução de 68% nas solicitações e 25% nas reclamações.
Ações e modernização
Agilidade no atendimento foi alcançada com o programa Administração 24h e o Portal Cidadão, que permitem abertura e solução mais rápidas das demandas. O Sistema de Gerenciamento de Indivíduos Arbóreos, integrado ao GDF-24h, aprimorou o controle e a distribuição das ações de poda em todo o Distrito Federal.
Declaração da Novacap
“Nosso objetivo é continuar com a redução gradativa desses números”, enfatiza o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva. A redução está associada à adoção de uma atuação mais proativa e à modernização dos sistemas de atendimento.
Impacto do serviço de podas na gestão do patrimônio natural
A integração entre sistemas e a coordenação operacional resultaram em melhor administração do patrimônio natural do DF. A tendência é manter a queda nas reclamações por meio da priorização de demandas e do monitoramento contínuo das ações de poda.
Por Correio de Santa Maria, com informações do Governo do Distrito Federal – GDF.






