Terça-feira, 27/01/26

Comissão aprova prioridade no Minha Casa, Minha Vida para jovens de abrigos

Comissão aprova prioridade no Minha Casa, Minha Vida para jovens de abrigos
Comissão aprova prioridade no Minha Casa, Minha Vida para jovens – Reprodução

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, um projeto de lei que altera as regras do programa Minha Casa, Minha Vida. A medida estabelece prioridade na fila para aquisição de imóveis a jovens que deixaram programas de acolhimento, como abrigos e orfanatos, ao completarem 18 anos.

O relator do projeto, deputado Max Lemos (PDT-RJ), emitiu parecer favorável ao PL 2835/25, de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), com ajustes de redação. Lemos destacou a importância de criar uma rede de proteção para esses jovens em momento de vulnerabilidade, ao saírem do sistema de acolhimento. “Garantir o acesso à habitação é fundamental para que eles estudem, trabalhem e construam autonomia, evitando a situação de rua”, afirmou o parlamentar.

Atualmente, o programa prioriza grupos como famílias chefiadas por mulheres, pessoas com deficiência e idosos. O texto aprovado inclui na lista os egressos de abrigos, casas-lares e jovens acolhidos por famílias cadastradas sob medida de proteção, mas não adotados.

Segundo o relator, a inclusão não representa aumento de despesas obrigatórias, mas uma reorientação mais justa dos critérios, direcionando recursos a quem mais precisa. O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Previdência e Assistência Social, de Infância e Adolescência, e de Constituição e Justiça. Após aprovação na Câmara, segue para o Senado para virar lei. As informações foram retiradas da Agência Câmara.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *