A atenção é redobrada porque a checagem envolve o envio de dados a terceiros, o que pode levar a vazamentos. Foi o que ocorreu com a AU10TIX, empresa de verificação de identidade fornecedora de X (ex-Twitter), TikTok e Uber. Em 2024, pesquisadores descobriram que as credenciais mantidas pela companhia ficaram visíveis na internet por um ano.
No Roblox e na OpenAI, a firma responsável pela tecnologia é a Persona, também fornecedora do Reddit. Pelo tom da mensagem, o Google vai fazer o trabalho por conta própria. O TikTok passou a usar a Yoti.
Não é assim, mas tá quase lá
A estimativa de idade, no entanto, parece entregar menos do que exige a legislação brasileira sobre o assunto. Sancionado no ano passada, o brasileiro ECA Digital, que já está valendo, tem na verificação etária um de seus pontos nevrálgicos. Mas veja bem: não é estimar nem prever ou inferir. É verificar ou aferir. Ou seja, comprovar que a pessoa tem a idade alegada e se certificar de que ela pode garantir isso.
Não serve como cumprimento de verificação etária, mas serve como rol de obrigações que as plataformas precisam ter para evitar conteúdo inadequado”
Renata Mielli, coordenadora do CGI.br (o Comitê Gestor da Internet no Brasil) e assessora especial do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)
E isso exige outro tipo de abordagem. No caso brasileiro, a exigência valerá para vários momentos de interação da plataforma com os usuários, como:








