Quarta-feira, 11/02/26

Consultório na Rua introduz Implanon para população em situação de rua em Taguatinga

Consultório na Rua introduz Implanon para população em situação de rua em Taguatinga
Consultório na Rua introduz Implanon para população em situação de – Reprodução

A equipe do Consultório na Rua de Taguatinga esteve no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Taguatinga nesta semana, onde ofertou o implante subdérmico contraceptivo conhecido como Implanon.

O dispositivo, recém-incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), atua no organismo por até três anos. Sua inserção é simples e rápida, realizada por médicos e enfermeiros com anestesia local na parte interna do braço. Trata-se de um método altamente eficaz para o planejamento reprodutivo, especialmente adequado para a população em situação de rua, que frequentemente enfrenta dificuldades para usar anticoncepcionais orais ou injetáveis devido à falta de residência fixa.

De acordo com a médica de Família e Comunidade do Consultório na Rua de Taguatinga, Samanta Rocha, o Implanon representa uma ferramenta importante para elevar a qualidade de vida e permitir um planejamento familiar mais adequado às pacientes. O método é disponibilizado gratuitamente pelo SUS, e as pacientes devem ser avaliadas por profissionais da equipe de Saúde da Família em sua Unidade Básica de Saúde de referência. É importante ressaltar que apenas os preservativos oferecem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A equipe do Consultório na Rua é multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, técnico em saúde bucal, psicólogo e assistente social, visando oferecer atendimento integral e periódico aos usuários.

Além da introdução do Implanon, os profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) prestaram atendimento clínico, testes rápidos para ISTs, vacinação e assistência psicossocial. Essas ações ocorrem a cada 15 dias, em parceria com a unidade pública de Assistência Social do Distrito Federal, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde para a população em situação de rua.

Com informações da Agência Brasília

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *