Sábado, 07/02/26

Creches parceiras do GDF atendem mais de 1.600 crianças em regiões administrativas

Creches parceiras do GDF atendem mais de 1.600 crianças em regiões administrativas
Creches parceiras do GDF atendem mais de 1.600 crianças em – Reprodução

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou na manhã desta sexta-feira (6) da recepção em sete unidades de creches mantidas por organizações parceiras em Recanto das Emas, Água Quente e Brazlândia. A visita à Associação Beneficente Coração de Cristo (Cocris) visou fortalecer as parcerias com as organizações da sociedade civil (OSCs) e conhecer o atendimento às crianças.

“As creches públicas e parceiras são fundamentais para garantir o direito à educação desde os primeiros anos de vida. Elas acolhem as crianças, apoiam as famílias e contribuem diretamente para o desenvolvimento integral, permitindo que pais e responsáveis tenham segurança para trabalhar e planejar o futuro”, afirmou a gestora.

Seis unidades são mantidas pela Cocris: creches Arara Canindé, Sabiá do Campo, Beija-Flor e Cocris, em Recanto das Emas; Creche Pelicano, em Água Quente; e Creche Flamboyant, em Brazlândia. A Creche Rouxinol, em Água Quente, é gerida pela Associação Filantrópica Pai Abraão. Juntas, as instituições atendem mais de 1.600 crianças da educação infantil em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF).

Credenciada junto à SEEDF desde fevereiro de 2014, a Cocris oferece atendimento em tempo integral, das 7h às 17h, com quatro refeições planejadas por nutricionistas. O serviço é gratuito e inclui agenda escolar e uniformes, viabilizados por repasses da pasta. Em média, cada Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) atende 191 crianças, enquanto unidades em prédios próprios acolhem 320 na matriz e 374 na Pelicano.

A coordenadora administrativa da Cocris, Analécia Loiola, destacou o reconhecimento às OSCs na atual gestão. “Nosso evento de hoje foi exatamente para agradecer à secretária Hélvia Paranaguá pela parceria na educação e pela importância que ela tem dado à educação infantil e às OSCs parceiras. Nunca fomos tão respeitados como estamos sendo agora, o que é um marco na história da educação”, disse.

Analécia enfatizou que o encontro simboliza a gratidão pelo trabalho conjunto. “Hoje fizemos um singelo gesto de agradecimento pelo trabalho prestado à educação, em nome da Associação Beneficente Coração de Cristo, que atende seis unidades, mais de 1.600 famílias e conta com mais de 300 colaboradores no Recanto das Emas, Água Quente e Brazlândia”, completou.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é um direito de crianças de zero a cinco anos, focando no desenvolvimento integral. A SEEDF orienta o trabalho pedagógico pelo Currículo em Movimento da Educação Infantil, baseado no brincar, interação, cuidado e protagonismo infantil.

A pasta mantém atendimento via rede pública, Cepis geridos por OSCs, termos de colaboração e Cartão Creche, visando educação de qualidade, inclusiva e equitativa.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *