A deputada Daniela Reinehr (PL-SC) foi eleita por unanimidade presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (4). Em seu discurso de posse, ela destacou a criação de um plano nacional de competitividade para o turismo brasileiro, com o objetivo de estabelecer metas claras e mensuráveis para aumentar o fluxo de turistas nacionais e internacionais, ampliar a geração de empregos no setor e elevar a participação do turismo no PIB do país.
Reinehr enfatizou que o plano será construído em conjunto com prefeitos, lideranças do setor e parlamentares, visando transformar resultados pontuais em políticas permanentes e integradas. “Queremos que o turismo brasileiro seja reconhecido não apenas pelas suas belas paisagens, mas por organização, por eficiência e sustentabilidade”, afirmou a parlamentar.
A gestão da comissão em 2026 será baseada em uma agenda estratégica fundamentada em sustentabilidade, inovação, promoção nacional e internacional. Para a deputada, o turismo deve ser prioridade dos governos, atuando como motor de desenvolvimento rápido e sustentável, com empregos distribuídos em todos os estados.
A nova presidente comprometeu-se a manter o diálogo com o setor produtivo, conectando a comissão ao ‘Brasil real’, incluindo guias, pequenos empreendedores, donos de pousadas e hotéis, restaurantes, agências de viagem, profissionais da aviação, eventos, cultura, lazer, prefeitos e vereadores. “Vocês não são apenas um apêndice da nossa economia. Vocês são a economia real acontecendo todos os dias, em todos os cantos do Brasil”, declarou.
Advogada e produtora rural de 48 anos, Daniela Reinehr está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, após ter sido vice-governadora de Santa Catarina de 2019 a 2023. Ela sucede o deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) no comando da comissão.
Com infomrações da Agência Câmara








