Terça-feira, 16/12/25

Debate político no WhatsApp diminui em 2024

Debate político no WhatsApp diminui em 2024
Debate político no WhatsApp diminui em 2024 | Imagem: Reprodução

Debate político no WhatsApp diminui em 2024

Em 2024, a discussão sobre política em grupos de família, amigos e trabalho no WhatsApp diminuiu, mesmo com as eleições municipais, segundo o InternetLab.

Queda na discussão política

A proporção de pessoas que apontam os grupos de família e amigos como locais de debate sobre questões da sociedade foi de 23% e 24%, respectivamente, em 2024. Em 2023, os percentuais eram de 30% e 27%.

O compartilhamento de notícias sobre política nesses grupos caiu de 31%, 29% e 13% em 2023, para 27%, 24% e 11% em 2024.

Heloisa Massaro, diretora de Pesquisa e Operações do InternetLab, explica que usuários relataram saturação nesses grupos.

Uma entrevistada relatou cansaço com a quantidade de informações.

Segundo Heloisa, a discussão migra para conversas individuais ou outros espaços.

Outra entrevistada relatou que o tema política foi proibido em sua família.

Medo de dar opinião

Mais da metade (56%) das pessoas que participaram da pesquisa relataram sentir medo de expressar opinião sobre política porque “o ambiente está muito agressivo”.

Além disso, 52% dos entrevistados afirmam se policiar cada vez mais sobre o que dizem nos grupos, enquanto metade diz evitar falar de política para fugir de brigas.

Uma das entrevistadas disse que os ataques estão mais acalorados.

Mulheres se resguardam mais

A pesquisa indica que as mulheres relatam mais medo de se posicionar, se policiam mais e evitam com maior frequência compartilhar mensagens que possam atacar os valores de outras pessoas.

Heloisa disse que as mulheres aparecem com percentuais mais baixos nos indicadores ligados a se sentir seguro ou à vontade para falar de política.

Menos usuários em grupos de debate político

De 2020 a 2024, o número de usuários que participam de grupos exclusivamente dedicados a debater política no WhatsApp caiu quase pela metade.

Heloisa pondera que a variação foi pequena entre 2023 e 2024 e deve ser lida dentro de uma tendência mais ampla.

Grupos de campanha eleitoral

Em 2024, houve aumento no recebimento de links e na inserção em grupos de campanha eleitoral no WhatsApp.

A proporção de usuários que receberam um link e entraram em um grupo desse tipo cresceu nove pontos percentuais em relação a 2023.

Heloisa explicou que o debate político continua existindo, mas de forma mais direcionada e estratégica, fora dos grupos tradicionais.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *