Terça-feira, 10/02/26

Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em 30 cidades paulistas

Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em 30 cidades paulistas
Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em 30 cidades – Reprodução

A Defesa Civil Estadual de São Paulo mantém 30 municípios em estado de atenção devido ao risco de deslizamentos nesta segunda-feira (9). As cidades afetadas estão localizadas nas regiões metropolitanas da capital e de Campinas, além do Litoral Norte e da Baixada Santista.

O alerta se deve ao acumulado de chuvas superior a 70 milímetros desde sexta-feira (6), combinado com a previsão de novas precipitações nesta segunda. Fatores como encostas desprotegidas, falta de vegetação e movimentações recentes de terra, próximas a residências, contribuem para o risco elevado.

O estado enfrenta alerta de chuvas intensas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, Vale do Paraíba e Litoral Norte, com precipitações acima de 50 milímetros previstas até o fim da terça-feira (10).

Para mitigar os desastres, o órgão recomenda ações preventivas imediatas, como a remoção de famílias para abrigos e o monitoramento por equipes de campo, de acordo com os planos municipais de contingência. No Guarujá, na Baixada Santista, medidas semelhantes foram adotadas na semana passada, minimizando o impacto de deslizamentos que afetaram quatro residências.

Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais de instabilidade, incluindo rachaduras no solo, trincas em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas. Em caso de perigo iminente, a orientação é evacuar o local imediatamente e contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Os municípios em atenção incluem São Paulo, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Santana de Parnaíba, Registro, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Jacareí, Lagoinha, Lorena, Redenção da Serra, São José dos Campos, São Sebastião, Ubatuba, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, Iperó, Laranjal Paulista, Mairinque, Salto, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cordeirópolis, Indaiatuba e Jundiaí.

*Com informações da Agência Brasil

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *