Terça-feira, 24/02/26

Dezenas de presos políticos saem da prisão na Venezuela após anistia

Dezenas de presos políticos saem da prisão na Venezuela após anistia
Dezenas de presos políticos saem da prisão na Venezuela após – Reprodução

“Somos livres!”, gritavam vários, de cabeça raspada e camisa branca, após serem recebidos por familiares e amigos ao sair da prisão Rodeo I, a cerca de 40 km da capital.

O Parlamento aprovou na quinta-feira passada uma lei de anistia que abrange pontos específicos dos 27 anos do chavismo no poder. É uma iniciativa da presidente Delcy Rodríguez, que assumiu depois da captura de Nicolás Maduro em uma operação americana em 3 de janeiro.

Os libertados saíram em meio a uma algazarra pela porta principal dessa prisão, onde famílias estavam acampadas havia mais de um mês, desde que o governo anunciou um processo de solturas que avança a conta-gotas.

Eles abraçavam seus entes queridos, que aplaudiam e gritavam de emoção ao vê-los.

“Queria me atualizar sobre todas as notícias que vêm acontecendo aqui na Venezuela, queria primeiramente dedicar meu tempo à minha família, que é quem mais merece”, afirmou.

O presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, informou no sábado que 1.500 presos políticos da Venezuela solicitaram sua liberdade por meio da anistia.

Explicou também que 11 mil pessoas em liberdade condicional terão liberdade plena graças à nova norma.

O instrumento se insere no que a presidente interina Rodríguez definiu como um passo rumo a “uma Venezuela mais democrática, mais justa, mais livre”.

A ONG Foro Penal havia informado sobre 65 pessoas anistiadas desde a entrada em vigor da lei até a manhã de segunda-feira.

Especialistas, no entanto, duvidam do alcance dessa lei. Centenas de detidos, como militares acusados de atividades “terroristas”, podem ficar de fora.

No entanto, alguns dos que foram libertados no marco da anistia desde a sua promulgação estão relacionados à área militar.

© Agence France-Presse

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *