Sábado, 21/02/26

DF coleta mais de 4,2 milhões de toneladas de lixo irregular em sete anos

DF coleta mais de 4,2 milhões de toneladas de lixo irregular em sete anos
DF recolhe mais de 4,2 milhões de toneladas de descarte irregular em sete anos – Reprodução

Combate ao descarte irregular no DF

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) recolheu mais de 4,2 milhões de toneladas de lixo proveniente de descarte irregular nos últimos sete anos. Ações de zeladoria, campanhas de conscientização e a aplicação de multas são parte da estratégia para combater o problema, que resultou na coleta de 678 mil toneladas apenas em 2025.

Estratégia integrada de governo

Segundo a diretora técnica do SLU, Andrea Almeida, foi adotada uma estratégia integrada de governo para combater o descarte irregular, envolvendo as administrações regionais, a Novacap, o SLU e outros órgãos do GDF. Como resultado desse esforço, o aumento no volume de resíduos foi estabilizado. De 2023 para 2024, o acréscimo foi de aproximadamente 2 mil toneladas, passando de 651 mil para 653 mil toneladas. Já de 2024 para 2025, houve um acréscimo de cerca de 25 mil toneladas.

Ampliação dos papa-entulhos e destinação correta

Paralelamente, o SLU identificou um aumento na destinação correta de resíduos nos papa-entulhos, que recebem restos da construção civil, móveis velhos e galhadas. O recolhimento nesses equipamentos passou de 31 mil toneladas, em 2023, para 49 mil toneladas em 2025. Desde 2019, a rede de papa-entulhos é ampliada e, atualmente, o DF conta com 26 unidades. O governo planeja inaugurar mais duas, no Núcleo Bandeirante e no Riacho Fundo, elevando o total para 28, com previsão de alcançar 43 unidades até o fim do ano.

Os papa-entulhos são a destinação correta para até um metro cúbico de resíduos da construção civil por descarga. Volumes maiores exigem a contratação de caçambas autorizadas, cuja lista está disponível no site do SLU. Também podem ser descartados nesses locais resíduos de poda, galhadas, móveis e materiais volumosos que não tenham componentes eletrônicos, além de recicláveis e óleo de cozinha usado. O funcionamento é das 7h às 18h, e os endereços podem ser consultados no site do SLU, no aplicativo SLU Coleta DF ou pelo Participa DF.

Responsabilidade compartilhada

“A gestão de resíduos sólidos é uma responsabilidade compartilhada. Cabe ao poder público oferecer estrutura e fiscalização, mas é fundamental que a população faça o descarte correto e também a separação entre resíduos convencionais e recicláveis”, ressalta Andrea. Ela reforça que o papa-lixo é destinado apenas ao resíduo convencional e orgânico, enquanto o papa-entulho recebe resíduos da construção civil e volumosos.

Limpeza contínua e ressocialização

O sistema de limpeza em todo o Distrito Federal é contínuo, com forças-tarefa realizadas pelo SLU antes de grandes eventos. As equipes intensificam a varrição, a coleta de resíduos e a retirada de inservíveis. O gerente de manutenção e conservação da administração, Eldan Gonçalves, destaca a importância da atuação dos reeducandos no trabalho de zeladoria, em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). “Os participantes são apenados em regime semiaberto, que saem durante o dia para trabalhar e retornam ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) à noite, e esse projeto representa uma oportunidade de ressocialização e também reforça a execução dos serviços”, afirma.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *