Domingo, 07/12/25

DF já emitiu mais de 590 mil carteiras de Identidade Nacional

Mais de 590,5 mil carteiras de Identidade Nacional já foram entregues à população do Distrito Federal; PCDF ampliou a capacidade de atendimento à população | Foto: Divulgação

Agilidade no atendimento e ampliação de postos permitiram que a capital alcançasse 19,8% da população com o novo documento, lançado em novembro de 2023, número acima da média nacional

Desde o início da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em novembro de 2023, mais de 590,5 mil documentos já foram entregues à população do Distrito Federal. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, isso representa 19,8% dos moradores da capital federal — um índice superior à média nacional, que está em 14,2%.

Somente no mês de julho, foram emitidas mais de 27,4 mil carteiras no DF. Esse resultado é reflexo do esforço da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para ampliar a capacidade de atendimento à população. Desde a implementação do novo modelo, o volume mensal de emissões cresceu cerca de 50%.

“Antes, realizávamos cerca de 20 mil atendimentos por mês. Agora, com os investimentos realizados, conseguimos alcançar uma média de 30 mil emissões mensais”, afirma Ruben Sérgio, diretor do Instituto de Identificação da PCDF.

A expansão foi viabilizada pela contratação de novos profissionais para o atendimento ao público. Apesar disso, a checagem e validação dos dados seguem sob responsabilidade exclusiva dos papiloscopistas da PCDF. “Nenhum documento com fraude é emitido no DF. Todo o processo de verificação biométrica e validação é feito por policiais, o que garante a segurança da identificação”, reforça Ruben.

Além das nove unidades de atendimento ligadas às delegacias de pronto atendimento, a CIN também pode ser emitida nas unidades do programa Na Hora, o que permitiu descentralizar o serviço. “Antes o atendimento era restrito às delegacias, mas agora conseguimos levar o serviço para os postos do Na Hora. A meta é expandir ainda mais os pontos de emissão”, completa o diretor.

Com a federalização da carteira — conforme o Decreto nº 10.977/2022 —, a CIN passou a ser o documento oficial de identidade no país, com o CPF como número único de registro. Durante a emissão, é feita a verificação dos dados junto à Receita Federal, sendo possível atualizar eventuais inconsistências. A troca não é imediata, já que o modelo antigo da identidade continua válido até 2032.

Como solicitar a CIN

Para emitir a CIN, é necessário ter o CPF regularizado e apresentar a Certidão de Nascimento ou de Casamento atualizada — seja em formato físico, digital ou cópia autenticada. Os dados devem estar alinhados com o cadastro da Receita Federal. Com a documentação em mãos, o cidadão pode procurar um dos postos de identificação biométrica (PIB) da PCDF.

Atualmente, o DF conta com nove PIBs em diferentes regiões, funcionando das 7h às 19h, sem necessidade de agendamento. O atendimento ocorre por ordem de chegada, respeitando a capacidade operacional de cada unidade e as prioridades legais. Também é possível agendar horário pelo site da PCDF, tanto nas sete unidades do Na Hora quanto nas delegacias com atendimento vespertino.

A primeira via da CIN é gratuita. Já a segunda via custa R$ 42, caso o cidadão já tenha o novo modelo emitido no DF ou em outro estado. Existe também a opção de solicitar o documento na versão cartão, feita em PVC (mesmo material de cartões de crédito), com custo de R$ 84.

Correio de Santa Maria, com informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *