A renovação da frota de ônibus do Distrito Federal avançou com a entrega de 23 novos coletivos da Viação Marechal em Taguatinga Sul. Após vistoria da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), os veículos começaram a circular na última semana, atendendo a linhas que circulam por Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga.
Tecnologia e modernização da frota
Veículos menos poluentes e mais seguros
Fabricados com tecnologia Euro 6 — Proconve 8, os ônibus reduzem até 80% da emissão de gases poluentes, em conformidade com o padrão ambiental mais recente adotado no país. Todos os veículos contam com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS. Os coletivos também possuem portas dos dois lados, o que permite a operação tanto no Boulevard do Túnel Rei Pelé quanto nos corredores exclusivos da EPTG e da Epig, facilitando o embarque e desembarque ao longo do Eixo Oeste.
A gerente de operações da Viação Marechal, Núria Itailine, destacou que os novos ônibus representam um avanço em conforto e segurança. “São veículos totalmente diferentes, todos com ar-condicionado, menos poluentes na questão do diesel e com menos ruídos para o nosso motorista ter um conforto melhor, além de bancos mais confortáveis. Também há novos mecanismos, como o dispositivo do ‘anjo da guarda’, no qual o motorista só consegue movimentar o veículo se as portas estiverem totalmente fechadas, o que traz uma segurança maior aos passageiros”, afirmou.
Avanços na renovação da frota de ônibus
Posicionamento do governo
“Nós temos hoje, contando com esses 23 e os que já haviam sido renovados, a frota mais nova e com a menor média de idade do Brasil, inferior a três anos cada ônibus. Além de ser a frota menos poluente e a maior frota de ônibus do país com a tecnologia Euro 6, que em toda sua cadeia produtiva de fabricação do ônibus polui menos até que o carro elétrico”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Cronograma de substituição
A aquisição faz parte do processo de substituição de ônibus antigos e integra a etapa final de renovação da frota da empresa. Com os novos coletivos, a Marechal já renovou mais de 71% dos 510 ônibus em operação. Outros 147 veículos estão previstos para chegar até abril de 2026, completando a troca integral da frota.








