Quinta-feira, 29/01/26

Dino nega suspensão de renovação automática da CNH para bons condutores

Dino nega suspensão de renovação automática da CNH para bons condutores
Dino nega suspensão de renovação automática da CNH para bons – Reprodução

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu negar o pedido de suspensão da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses.

A solicitação partiu da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit), que questionou a Medida Provisória 1.327/2025, editada pelo governo federal. A norma permite que esses condutores realizem a renovação do documento sem a necessidade de exames de aptidão física e mental.

Na decisão, proferida nesta quinta-feira (29), Dino argumentou que a entidade não possui legitimidade jurídica para ajuizar a ação direta de inconstitucionalidade contra a medida. O ministro destacou que admitir tal legitimação extraordinária poderia representar interesses de uma comunidade ampla, potencialmente contrários aos de seus associados.

A renovação automática entrou em vigor no início deste mês. De acordo com o Ministério dos Transportes, a iniciativa já beneficiou 323.459 motoristas, resultando em uma economia de R$ 226 milhões em exames e taxas para os condutores.

Com informações da Agência Brasil

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *