Evento histórico reuniu mais de 110 mil pessoas, 63 quadrilhas juninas e gerou seis mil empregos diretos e indiretos no DF e Entorno
O Distrito Junino 2025 consolidou-se como o maior circuito de quadrilhas juninas do Centro-Oeste e um dos mais relevantes do Brasil, movimentando a cultura popular e a economia criativa do Distrito Federal. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com o Instituto Ser Nordestino, com a parceria de mídia do Portal Metrópoles e da TV Globo, como emissora oficial.
Com investimento recorde de R$ 10 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) – o maior já destinado ao movimento junino na história do DF –, o evento percorreu nove regiões administrativas e uma cidade do Entorno durante 41 dias de programação, reunindo famílias inteiras em 14 etapas festivas.
“Este é o maior projeto junino do Centro-Oeste, feito com planejamento e parceria, e que comprova o compromisso do GDF com a valorização da nossa cultura”
Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa
Ao todo, 63 quadrilhas juninas do DF e Entorno se apresentaram, registrando 261 exibições ao longo do circuito. Cada grupo subiu ao palco, no mínimo, quatro vezes, garantindo protagonismo e visibilidade inédita ao movimento junino. O evento contou com 52 artistas locais, reforçando a valorização da produção cultural da capital.
Bons resultados
Além do impacto artístico, o Distrito Junino 2025 gerou resultados econômicos expressivos: quatro mil empregos diretos e dois mil indiretos, envolvendo quadrilheiros, produtores culturais, artesãos, comerciantes, costureiras, cenógrafos e prestadores de serviços. Outro marco será o lançamento de edital de premiação, com aporte de R$ 2,25 milhões às quadrilhas juninas contempladas, consolidando a relevância do projeto.
“O Distrito Junino 2025 é um divisor de águas para a cultura popular do DF”, reforça o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes. “Estamos falando de mais de 110 mil pessoas no circuito, de milhares de trabalhadores envolvidos e de um investimento histórico que movimentou a economia criativa. Este é o maior projeto junino do Centro-Oeste, feito com planejamento e parceria, e que comprova o compromisso do GDF com a valorização da nossa cultura.”
Encerramento na Esplanada
O Distrito Junino 2025 encerra a temporada na sexta (29) e no sábado (30), na Esplanada dos Ministérios, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. As apresentações das quadrilhas vencedoras serão acompanhadas por shows nacionais. Na sexta-feira, sobem ao palco Natanzinho Lima e Flávio José. Já no sábado, o público poderá dançar ao som de Wesley Safadão, Chambinho do Acordeon e George Henrique & Rodrigo.
Para o titular da Secec-DF, o encerramento do circuito será mais do que uma grande festa para todos os brasilienses. “É um momento importante para celebrarmos toda a potência e força do movimento junino e da cultura nordestina, que é tão nossa também”, comemora.
Ingressos podem ser adquiridos nesta plataforma.
Serviço / Distrito Junino 2025
♦ Sexta-feira (29)
18h – Abertura dos portões
19h – Toin do Forró
19h30 – Junina Filhos do Sol
20h – Junina Santo Afonso
20h30 – Junina Formiga da Roça
21h – Show Natanzinho Lima
22h45 – Junina Sanfona Lascada
23h30 – Show Flávio José
♦ Sábado (30)
17h – Abertura dos portões
17h15 – Trio Asa Branca
18h – Chambinho do Acordeon
19h15 – Junina Rasga o Fole
19h45 – Junina Si Bobiá a Gente Pimba
20h – Show George Henrique & Rodrigo
21h45 – Junina Sabugo de Milho
22h15 – Junina Arroxa o Nó
22h45 – Junina Pau Melado
23h30 – Wesley Safadão.
Correio de Santa Maria, com informações da Secec-DF