Sexta-feira, 05/09/25

Esposa do prefeito de Luziânia chora ao explicar problema de saúde do marido.

Diego Sorgatto e a esposa Helena (Foto: Instagram)

Prefeito de Luziânia foi diagnosticado com trombose de veia hepática e de veias mesentéricas, condição incomum em pacientes homens

A médica endocrinologista Helena Coelho Sorgatto, esposa do prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, chorou ao gravar um vídeo em que explica o quadro de saúde do marido – submetido a uma cirurgia de emergência no começo da noite da última sexta-feira (22). Diego foi diagnosticado com trombose de veia hepática e de veias mesentéricas, uma situação incomum em pacientes homens e, sobretudo, jovens.

Helena relata que o marido começou a sentir dores abdominais há mais ou menos 20 dias, e que não eram dores constantes ou em pontos específicos – como geralmente ocorre em casos de apendicite, por exemplo. Ela diz que recomendou ao marido que fizesse uma tomografia, mas que ele não a fez porque a dor ia e voltava.

“A dor então foi se intensificando nos últimos dias, e ele viu que não estava normal. Na quinta ele resolveu fazer uma tomografia em que foi evidenciada uma trombose de veia hepática e de veias mesentéricas, que são do intestino”, relata Helena. “Essa trombose é muito extensa. É um quadro muito incompatível para um paciente homem, porque não é comum em pessoas do sexo masculino e principalmente jovens”.

Helena afirma que, depois do diagnóstico dado, a orientação foi procurar um cirurgião vascular. “O Diego então foi realizar uma trombectomia, um procedimento em que o médico vai com um cateter, no caso dele na região trans-hepática, vai pela veia do fígado para tentar puxar a quantidade de trombo que tem. Geralmente quando uma pessoa tem uma trombose na perna, ela é pequena. Geralmente o anticoagulante seria o tratamento apenas. Mas, como o quadro do Diego era extenso, ele optou por esse procedimento”.

A primeira-dama afirma ter ouvido dos médicos que, se aquele procedimento não tivesse sido realizado agora, futuramente Diego teria desenvolvido enfermidades no esôfago “e situações colaterais que, para um paciente jovem, é muito sério”. “Foi feito então o procedimento de trombectomia, que demora cerca de duas horas. Há risco de sangramento, mas tenho certeza de que Deus estará presente a todo momento”, completou.

Quem é Diego Sorgatto

Diego Sorgatto completou 35 anos no dia 10 de agosto de 2025. Ele nasceu em Luziânia, cidade em que construiu carreira política a partir de 2015, filiando-se inicialmente ao partido Rede Sustentabilidade. Em 2016 ele migrou para o PSB, dois anos depois para o PSDB e em 2020, para o DEM, legenda do governador Ronaldo Caiado.

Ele nasceu em uma família tradicional no município e foi eleito vereador com apenas 18 anos, em 2008, na sua primeira vez como candidato. Quatro anos depois, no segundo mandato, foi alçado à presidência da Câmara Municipal de Luziânia e ocupou, por breves períodos, as secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer.

No ano seguinte, Sorgatto foi nomeado administrador do distrito do Jardim Ingá, um dos mais problemáticos e violentos do Brasil, que fica em Luziânia. No ano de 2014, foi eleito com 32.162 votos, tornando-se assim o deputado estadual mais jovem da Assembleia Legislativa.

Sorgatto trocou a Assembleia pela prefeitura de Luziânia em janeiro de 2021, depois de ter sido eleito com 57,1% dos votos. Em 2024, foi reeleito com 75,3% dos votos e vantagem de 61,9 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

Correio de Santa Maria, com informações de familiares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *