Terça-feira, 13/01/26

EUA disfarçaram avião militar de civil para realizar primeiro ataque contra embarcações, diz jornal

EUA disfarçaram avião militar de civil para realizar primeiro ataque contra embarcações, diz jornal
EUA disfarçaram avião militar de civil para realizar primeiro ataque – Reprodução

O Pentágono disfarçou um avião militar de avião civil para realizar o primeiro ataque contra embarcações aparentemente carregadas com drogas, publicou o The New York Times na noite desta segunda-feira, 12. A investida aconteceu em setembro do ano passado e deixou 11 mortos.

A suposta ação violaria as leis internacionais de conflitos armados, que proíbem combatentes de “fingir status civil para enganar adversários, um crime de guerra chamado ‘perfídia’”, explica o jornal.

O ataque foi anunciado pelo presidente Donald Trump em uma publicação nas redes sociais em 2 de setembro de 2025, onde ele afirmou que os alvos eram membros da organização criminosa Tren de Aragua, “que opera sob o controle de Nicolás Maduro, responsável por assassinatos em massa, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e atos de violência e terror”.

O avião foi pintado para se assemelhar a uma aeronave civil. O armamento, originalmente à mostra sob as asas, estava escondido dentro da fuselagem.

A Casa Branca confirmou que um almirante americano, sob as ordens do secretário de Defesa, Pete Hegseth, ordenou uma operação militar de “ataque duplo”, que atingiu a embarcação duas vezes.

“Dois sobreviventes do ataque inicial pareceram sinalizar” para a aeronave enquanto se agarravam aos destroços da embarcação, antes de serem mortos pelos militares em um segundo ataque, escreveu o jornal.

Nos bombardeios seguintes, aeronaves reconhecidamente militares, incluindo drones MQ-9 Reaper, foram usadas. Até o momento, ao menos 107 pessoas já morreram em pelo menos 30 ataques desde setembro, sendo 19 no Pacífico Leste, seis no Caribe e cinco em locais não informados.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *