Sábado, 28/02/26

Ex-soldado herói salva bebê de enchente em Juiz de Fora

Ex-soldado herói salva bebê de enchente em Juiz de Fora
Ex-soldado herói salva bebê de enchente em Juiz de Fora – Reprodução

O ex-soldado do Exército Yuri Souza, de 19 anos, protagonizou um ato de coragem ao resgatar uma bebê de 5 meses de uma casa inundada durante as fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora, em Minas Gerais.

O resgate ocorreu na terça-feira (24), poucos dias antes de Yuri se desligar do Serviço Militar obrigatório, após dois anos de serviço. Ele atuava no bairro Industrial, um dos mais afetados pela enchente na Zona da Mata mineira, quando o pai da criança, Jeferson Rinco, pediu ajuda para retirar a bebê e a mãe, presas no segundo andar da casa.

Com água barrenta na altura da cintura e sob fios elétricos, Yuri carregou a bebê no colo por cerca de 300 metros até a viatura militar, acompanhado dos pais da criança. No mesmo dia, ele salvou também duas outras crianças de colo e idosos, transportando-os até o local seguro.

As imagens do momento, compartilhadas nas redes sociais, viralizaram e destacam a determinação de Yuri em meio aos riscos da correnteza. “Na hora, você não pensa [em riscos]. Na hora eu só fui”, relatou o ex-soldado, que se emocionou com o pedido de ajuda da família, apesar de não ter filhos.

As chuvas deixaram um rastro de destruição na região, com 65 mortes registradas até sexta-feira (27), segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, além de milhares de desabrigados e desalojados.

Jeferson Rinco homenageou Yuri em uma mensagem emocionante nas redes: “No meio daquela inundação, da água levando nossos sonhos, estava a minha filha, pequena, frágil, nos braços do soldado Yuri. Eu vi um anjo de farda, que escolheu arriscar a vida para salvar o que temos de mais precioso nesse mundo”.

A família da bebê passa bem, com a mãe e a criança abrigadas na casa de parentes. Jeferson e seis gatos permanecem no telhado da residência alagada. Eles perderam bens e móveis, mas esperam recuperar com doações.

Yuri se despediu do Exército na sexta-feira (27), ao meio-dia, e agradece as mensagens de elogio recebidas.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *