Quinta-feira, 12/02/26

Fenômeno com 6 planetas alinhados poderá ser visto no Brasil; veja quando

Fenômeno com 6 planetas alinhados poderá ser visto no Brasil; veja quando
Fenômeno com 6 planetas alinhados poderá ser visto no Brasil; – Reprodução

A melhor data varia de acordo com a localização geográfica? Não. Um alinhamento planetário depende da posição da Terra na sua órbita em torno do Sol e das posições dos demais planetas. A localização geográfica do observador é indiferente. O melhor dia será 28 de fevereiro, mas entre 25 e o início de março será fácil ver mais de um planeta a oeste.

E o melhor horário? Imediatamente após o pôr do Sol, olhando para a direção oeste, a mesma em que o Sol se põe. “Obviamente, para que a observação seja possível, o horizonte oeste do observador deve ser desimpedido, sem prédios, árvores ou morros que impeçam a visualização do céu. E só é possível com o céu limpo, sem nuvens”, afirma o professor.

Na prática será fácil identificar Vênus e Saturno bem próximos ao Sol e Júpiter, um pouco mais afastado para o norte. Mercúrio estará bem perto do Sol, mas como é muito fraco, só um observador treinado conseguirá identificar. Já Urano e Netuno não são visíveis a olho nu, só é possível observá-los com um binóculo ou telescópio amador. Roberto Costa

Como o fenômeno funciona. Os planetas do sistema solar orbitam o Sol quase num mesmo plano, como se estivessem sobre uma mesa. E eles têm períodos orbitais bem diferentes: a Terra, por exemplo, dá uma volta em torno do Sol por ano; Marte leva cerca de 2 anos, Júpiter leva 12, e os mais distantes, mais ainda. “Em função desta característica, eventualmente nós daqui da Terra vemos alguns deles próximos uns dos outros no céu”, esclarece Roberto Costa.


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *