Terça-feira, 10/02/26

Fórum MDIC debate produtividade e IA em comércio e serviços

Fórum MDIC debate produtividade e IA em comércio e serviços
Fórum MDIC debate produtividade e IA em comércio e serviços – Reprodução

A 3ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, realizada nesta terça-feira (10/2), reuniu representantes do governo e do setor privado para debater o aumento de produtividade por meio de novas tecnologias, como a inteligência artificial, e alterações na Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS).

No final de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério da Fazenda criaram um comitê para receber e analisar propostas de mudança na NBS, instrumento que classifica e padroniza os serviços no país. A NBS é utilizada, por exemplo, em habilitações junto ao BNDES e em financiamentos no Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Com a Reforma Tributária, seu uso tende a ser ampliado.

“A contribuição de vocês é extremamente importante para aperfeiçoarmos as políticas públicas voltadas ao aumento da produtividade, em especial no que se refere à economia digital”, destacou o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC), Luís Felipe Giesteira. Ele citou o Brasil Mais Produtivo como exemplo de política pública que tem levado a ganhos expressivos de produtividade no setor.

Durante a reunião, foi apresentado o novo Comex Vis Serviços, painel de estatísticas lançado pelo MDIC no mês passado, com informações inéditas e interativas sobre as transações internacionais de serviços do Brasil e do mundo.

Foram discutidos ainda temas tratados pelas Câmaras Temáticas e Setoriais do Fórum, como o conceito de exportação de serviços e outros previstos no plano de trabalho do colegiado.

O Fórum MDIC de Comércio e Serviços é um espaço permanente de diálogo e articulação institucional, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à competitividade, inovação e desenvolvimento dos setores de comércio e serviços no país.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *