A sexta-feira (16/1) será marcada por instabilidade climática em grande parte do Brasil. A atuação de uma frente fria no Sul do país favorece a ocorrência de temporais, com volumes elevados de chuva e ventos fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o órgão, o Rio Grande do Sul está sob alerta de “perigo”, com previsão de até 100 mm/dia de chuva e rajadas que podem chegar a 100 km/h. O leste de Santa Catarina também deve ser impactado. Já Santa Catarina e Paraná estão em aviso de “perigo potencial”. Mesmo com as chuvas, o calor persiste, com máximas de 33°C em Porto Alegre, 34°C em Florianópolis e 31°C em Curitiba.
No Sudeste, o Inmet prevê pancadas de até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, em áreas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As temperaturas seguem elevadas, com máximas de 37°C na capital fluminense, 30°C em São Paulo e 30°C em Belo Horizonte.
A convergência de umidade vinda da Amazônia intensifica as pancadas rápidas e típicas do verão no Centro-Oeste. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal devem enfrentar um dia abafado, com máximas de 35°C em Cuiabá, 32°C em Goiânia e 29°C em Brasília.
No Norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o cenário de calor e umidade, aumentando a chance de tempestades, principalmente à tarde. As máximas chegam a 33°C em Macapá e Manaus e 31°C em Rio Branco.
Já no Nordeste, a previsão indica predomínio de tempo firme. A região enfrenta ar seco, com índices de umidade abaixo dos 20% em diversos pontos, o que provoca desconforto e ressecamento. Apenas no litoral há circulação de umidade, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. As máximas previstas são de 31°C em Natal, 35°C em Teresina e 31°C em Salvador.








