O Brasil deve registrar diferentes cenários climáticos nesta quarta-feira (7/1), segundo a Climatempo. Uma frente fria avança pelo Sul, enquanto a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém instabilidades no Sudeste e no Centro-Oeste.
No Sul, a chegada do sistema frontal provoca pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de temporais e queda de granizo no Rio Grande do Sul. Rajadas de vento podem atingir até 70 km/h, embora as temperaturas sigam elevadas na região.
No Sudeste, a ZCAS continua atuando sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com risco de temporais, especialmente no oeste mineiro. Em São Paulo, a chuva ganha força a partir da tarde, após manhã de tempo mais firme.
O Centro-Oeste permanece em alerta para acumulado de chuva, com instabilidades intensas em Mato Grosso e Goiás. Apesar da nebulosidade, o calor predomina, e a umidade do ar pode ficar abaixo de 30% no oeste de Mato Grosso do Sul.
Já no Norte e no Nordeste, o calor e a umidade mantêm áreas de instabilidade, porém com distribuição irregular das chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para acumulado de chuva em parte do país.







