Segunda-feira, 26/01/26

GDF atende 47 pessoas em situação de rua em ação integrada no DF

GDF atende 47 pessoas em situação de rua em ação integrada no DF
GDF atende 47 pessoas em situação de rua em ação – Reprodução

Entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2026, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil, atendeu 47 pessoas em 18 pontos localizados no Plano Piloto, Taguatinga e Guará. A operação resultou na remoção de 34 estruturas precárias e nove caminhões de entulho, com a participação integrada de diversas secretarias e órgãos do governo.

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, destacou que as ações visam coordenar esforços entre os órgãos para oferecer atendimento respeitoso e efetivo, promovendo dignidade, reinserção e cidadania. ‘Esse trabalho representa uma resposta concreta a uma realidade complexa, com foco na dignidade das pessoas e na efetivação de políticas públicas que vão além da emergência’, declarou ele.

Durante as abordagens, as equipes forneceram serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais de estimação e benefícios como deslocamento interestadual e um auxílio excepcional de R$ 600 para pagamento de aluguel. Também foram oferecidas vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

A operação contou com profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), além de agentes da Segurança Pública (SSP-DF), polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, DF Legal, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab e Detran-DF.

No balanço diário, na terça-feira (20), oito pessoas foram atendidas no Plano Piloto, com remoção de sete estruturas e dois caminhões de entulho. Na quarta (21), oito atendimentos em três pontos do Plano Piloto, quatro estruturas e um caminhão removidos. Na quinta (22), sete pessoas no Guará, cinco estruturas e um caminhão. Na sexta (23), 12 atendimentos em Taguatinga, oito estruturas e dois caminhões. No sábado (24), oito no Plano Piloto, dez estruturas e dois caminhões. No domingo (25), quatro atendimentos e dois caminhões removidos.

O Distrito Federal foi pioneiro ao implementar um plano de política pública após a suspensão de abordagens pela população de rua pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações iniciaram com testes em maio de 2024 na Asa Sul e Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas. Em 2025, foi inaugurado o primeiro hotel social em Brasília, com 200 vagas para pernoite, incluindo espaço para animais de estimação, que registrou mais de mil acolhimentos na primeira semana.

Desde 2022, o GDF promove a Ação Contra o Frio em períodos de baixas temperaturas, com espaços para pernoite. Neste ano, a unidade na Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos, além de distribuição de casacos e cobertores via campanha Agasalho Solidário.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *