Segunda-feira, 02/02/26

golpistas induzem motoristas a pagarem fatura falsa

golpistas induzem motoristas a pagarem fatura falsa
golpistas induzem motoristas a pagarem fatura falsa – Reprodução

Ao acessar a página falsa e digitar placa, é gerada uma cobrança por Pix. É informado que a pessoa tem um crédito em aberto e que precisa pagar a fatura. “Para tornar a fraude mais convincente, o valor exibido é baixo, simulando o custo real de um pedágio, e o site exibe dados corretos do veículo consultado”, diz a empresa de segurança em comunicado.

Captura de tela de um dos sites falsos que se passam por concessionária de pedágio Imagem: Reprodução/Kaspersky

Valor é pago, mas para reaver é difícil. De acordo com o Kaspersky, valor transferido vai para contas laranjas. O dinheiro, então, é pulverizado para outras contas para dificultar o rastreio.

Esse tipo de golpe é um exemplo de como os criminosos se adaptam rapidamente a novas tecnologias para criar armadilhas eficazes. Eles usam anúncios pagos para chegar primeiro às vítimas e manipulam a confiança das pessoas com valores baixos e dados reais dos veículos, obtidos possivelmente de vazamentos de dados ou falhas de sistemas. Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa da Kaspersky para América Latina e Europa

Aumento de golpes preocupa associação. A Abepam (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade) emitiu alerta sugerindo que pessoas tenham tag para pagamento automático. Caso não tenham, recomenda não realizar pagamento de boletos que receber por redes sociais ou por e-mail (pois as concessionárias não enviam), e que só paguem em canais oficiais das concessionárias.

Modalidade de pedágio deve ser expandida. Ainda que apenas estados do Sudeste e Sul tenham a tecnologia em algumas de suas vias, a tendência é aumentar as praças com o sistema free flow, justamente pela segurança e fluidez que ele proporciona. Enquanto isso, golpistas devem expandir tentativas de obter dinheiro de quem não estiver esperto.


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *