Quinta-feira, 29/01/26

Homem morre após o pai preso pela polícia de imigração

Homem morre após o pai preso pela polícia de imigração
Homem morre após o pai preso pela polícia de imigração – Reprodução

óbito

Imigrante detido cuidava do filho desde 2006 no Texas

Imagem: GoFundMe

Um homem com uma doença rara e grave morreu após o pai, que era seu principal cuidador, ser detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). O caso aconteceu no Texas e tem gerado comoção nas redes sociais.

Wael Tarabishi, de 30 anos, morreu na última sexta-feira (23/1) em decorrência de complicações da Doença de Pompe, condição genética rara que provoca fraqueza muscular progressiva e, sem tratamento adequado, pode levar à morte por falência respiratória.

O pai dele, Maher Tarabishi, dedicava-se integralmente aos cuidados do filho, que dependia de assistência 24 horas por dia. No entanto, a rotina da família mudou drasticamente em 28 de outubro de 2025, quando Maher foi detido durante uma verificação anual de rotina em um escritório do ICE, em Dallas, no Texas.

Maher, que vive nos Estados Unidos desde 1994 após deixar a Jordânia, foi levado para um centro de detenção em Anson, a cerca de 320 quilômetros de distância da casa onde morava com o filho. Poucas semanas depois da detenção, a saúde de Wael se deteriorou rapidamente, situação que familiares atribuem ao estresse extremo causado pela ausência do pai.

Uma campanha criada no site GoFundMe para ajudar a família destacou a importância de Maher na vida do filho. “O corpo de Wael não aguentava mais o estresse. A presença diária de Maher não era opcional; era essencial para sua sobrevivência e bem-estar”, diz o texto.

No dia 20 de novembro, Wael foi levado ao hospital com febre alta e acabou diagnosticado com sepse e pneumonia nos dois pulmões. Ele chegou a receber alta uma semana depois, mas precisou ser internado novamente em dezembro após o deslocamento do tubo de alimentação. Após uma segunda cirurgia, perdeu a consciência e não resistiu.

“Ele faleceu sem o pai amado, seu principal cuidador e companheiro constante, ao seu lado”, lamentou a família em uma publicação nas redes sociais.

À revista People, o advogado da família, Ali Elhorr, afirmou que Maher entrou legalmente nos Estados Unidos. No entanto, em 2006, o pedido de asilo foi negado e uma ordem de deportação foi emitida. No mesmo ano, Wael foi diagnosticado com a Doença de Pompe, e Maher passou a ser autorizado pelo governo a permanecer no país para cuidar do filho.

O caso reacendeu debates sobre políticas migratórias e o impacto humanitário das detenções em famílias que dependem de cuidadores.

EUA:

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *