Sábado, 28/02/26

Ibaneis Rocha celebra 600 escrituras entregues a entidades religiosas no DF

Ibaneis Rocha celebra 600 escrituras entregues a entidades religiosas no DF
Ibaneis Rocha celebra 600 escrituras entregues a entidades religiosas no – Reprodução

Durante um café da manhã neste sábado (28), o governador Ibaneis Rocha e o secretário da Família, Rodrigo Delmasso, reuniram cerca de 50 pastores para comemorar os avanços nas políticas públicas voltadas ao setor religioso e assistencial no Distrito Federal. O ponto central do encontro foi a entrega de 600 escrituras a entidades religiosas e assistenciais, resultado de um trabalho coordenado pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

Ibaneis Rocha enfatizou que a regularização fundiária é um dos principais focos de seu governo. “Alteramos toda a legislação que era necessária e partimos para um processo transparente. Nesta semana nós fechamos 600 escrituras de igrejas entregues no Distrito Federal, e eu fico muito feliz com isso porque vocês chegam aonde a mão do Estado não alcança”, declarou o governador.

O secretário Rodrigo Delmasso reforçou os ganhos na garantia de segurança jurídica às entidades. “Desde 2019, o segmento evangélico, principalmente, não só tem sido atendido, como tivemos todas as nossas demandas realizadas. Tirou do papel e começou a transformar tudo em realidade”, afirmou. Ele também destacou melhorias na cidade, como limpeza, segurança e paz para o trabalho das pessoas.

De acordo com relatório da Secretaria da Família (Sefami-DF), foram realizadas mais de 1.100 ações diretas entre 2023 e 2025, incluindo atendimentos, buscas ativas e iniciativas para regularização fundiária e fortalecimento institucional de entidades religiosas, sociais e sem fins lucrativos.

No âmbito das buscas ativas para regularização fundiária, os números registraram 70 ações em 2023, 247 em 2024 e 382 em 2025, o que representa um aumento acumulado de aproximadamente 446% em dois anos. Essa ampliação reflete a maior atuação territorial e o caráter proativo das políticas públicas.

O relatório também mencionou a realização de seminários regionais, workshops sobre moeda social, reuniões para Permissão de Uso Não Qualificada (PNQ) e ações itinerantes nas regiões administrativas, visando ampliar o acesso à informação e aos serviços oferecidos pela pasta.

Com informações da Agência Brasília

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *