Incubadora Digital oferece cursos gratuitos em Planaltina
A Incubadora Digital, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), em parceria com o Instituto Sociocultural Humanidade Diversificada e Unida (Hdun), iniciou atividades em Planaltina. A iniciativa oferece cursos gratuitos de tecnologia, produção de conteúdo e empreendedorismo em uma carreta equipada no estacionamento da Administração Regional.
Funcionamento dos cursos
As atividades começaram na segunda-feira (5) e prosseguem até o final de janeiro, com turmas nos turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 13h às 17h). Interessados com mais de 14 anos podem se inscrever por meio de um formulário online disponível no Instagram da organização. Cada turno acomoda até 30 participantes, totalizando 60 pessoas por dia, que recebem uniforme, material educativo e certificados ao final dos cursos.
Lançado em dezembro do ano passado, o Incubadora Digital visa alcançar todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal com capacitações profissionais gratuitas. As carretas serão instaladas em pontos estratégicos, e uma unidade fixa está prevista para o Plano Piloto. Sobradinho será a próxima localidade a receber o programa, a partir do dia 12, no estacionamento do ginásio local.
Os cursos abrangem temas como tecnologia e informática, marketing digital, produção de conteúdo, audiovisual, vendas online, empreendedorismo, drones e inovação. A coordenadora de comunicação, Gabriela Vieira, enfatiza que as formações são voltadas para o crescimento profissional no ambiente digital, incluindo habilidades como social media, design e automação.
O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, destaca a localização estratégica da carreta, em uma área de alto fluxo próxima a complexos esportivos, rodoviária, comércios e equipamentos educacionais e judiciais, facilitando o acesso aos participantes.
Professora responsável pelas aulas de produção de conteúdo, Vanessa Neres, ressalta o foco prático das formações, preparando os alunos para atuar como social media, empreendedores ou produtores autônomos, gerando oportunidades de renda. Participantes como o técnico em segurança do trabalho Jacinto Alves, 51 anos, e a estudante Eduarda Moreira, 15, expressam entusiasmo com a iniciativa, que permite adquirir conhecimentos gratuitos perto de casa e aprimorar habilidades pessoais.








