Os mais de 7 mil indígenas que participam do Acampamento Terra Livre em Brasília agendaram uma marcha para a tarde desta quinta-feira (9), a partir das 14h. O grupo sairá do Eixo Monumental rumo à Esplanada dos Ministérios para entregar reivindicações ao governo.
As lideranças indígenas vão apresentar uma proposta para a exclusão de territórios indígenas da exploração de petróleo e gás. O documento deve ser recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e entregue também nos ministérios dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente, da Agricultura e Pecuária, e no Itamaraty.
“Como foi uma proposta do governo brasileiro para a construção do mapa do caminho e o desmatamento zero e também para a não exploração de petróleo e gás, nós estamos apresentando algumas propostas ao governo para ser incluída no texto”, disse o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinaman Tuxá.
As reivindicações ao Poder Executivo incluem, ainda, pedidos por mais demarcações e outras políticas públicas.
Com informações Agência Brasil








