Um quarto exemplar está programado para chegar à base em uma data ainda não especificada.
O Japão recebeu recentemente suas primeiras unidades do caça stealth F-35B da Lockheed Martin. Um lote inicial de três aeronaves foi transportado por pilotos americanos para a base aérea de Nyutabaru, localizada na região de Miyazaki, no sul do Japão, no dia 7 de agosto.
Um quarto exemplar está programado para chegar à base em uma data ainda não especificada, conforme informações da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF).
O Ministério da Defesa japonês planeja adquirir um total de 42 caças da variante de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) do F-35, que complementarão a frota de F-35A de decolagem e pouso convencional, prevista para atingir 105 unidades.
Esses números posicionariam o Japão como o maior operador da aeronave de caça de um único motor fora dos Estados Unidos. Além disso, o Japão é um dos apenas três países que possuem uma linha de produção final do F-35, ao lado da Itália e dos EUA. Os primeiros F-35A da JASDF chegaram ao Japão para serviço de linha de frente em 2018, e atualmente, 44 dessas aeronaves estão em operação.
A capacidade STOVL da variante B permitirá que o Japão opere caças a partir das duas “destroieres multifuncionais” da Marinha de Autodefesa do Japão, que funcionam como porta-aviões, embora não sejam oficialmente classificados dessa forma.
Correio de Santa Maria, com informações do Ministério da Defesa japonês