Sexta-feira, 13/02/26

Ministério das Mulheres prepara Ligue 180 para combater violência no Carnaval 2026

Ministério das Mulheres prepara Ligue 180 para combater violência no Carnaval 2026
Ministério das Mulheres prepara Ligue 180 para combater violência no – Reprodução

O Ministério das Mulheres realizou, nesta quinta-feira (12), na sede da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, a mobilização da equipe para o Carnaval 2026. Com o slogan “Se liga, eu ligo 180”, a campanha reforça que o Carnaval é tempo de alegria e celebração, mas também de respeito, e convoca a sociedade a não se calar diante de situações de assédio, importunação sexual ou qualquer forma de violência contra as mulheres.

Durante o encontro, a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estela Bezera, destacou que o direito à festa não pode ser ameaçado pela violência. “A gente não vai deixar de ir pra festa, não vai deixar de ser dona do nosso corpo e não vai admitir que a violência nos paralise. Nosso papel é responder com política pública adequada para enfrentar essa chaga que é a violência contra as mulheres e o feminicídio”, afirmou.

A secretária também ressaltou o trabalho articulado da Central para garantir respostas efetivas às denúncias. “O trabalho aqui não é só atender a ligação. É articular com ouvidoria, corregedoria, secretarias de Segurança Pública e de Políticas para as Mulheres, para que cada denúncia tenha resposta. Esse trabalho está sendo feito com muita eficiência”, destacou.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 conta atualmente com mais de 350 profissionais, entre atendentes, coordenadoras e equipe técnica, que atuam 24 horas por dia, de forma gratuita e confidencial, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamento para a rede de proteção em todo o país.

A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen do Santos Costa, reforçou a importância do serviço. “O Ligue 180 tem força e efetividade para acolher e salvar mulheres no Brasil inteiro”, destacou. Segundo ela, o Carnaval exige atenção redobrada e ampliação da divulgação do canal. “Durante o Carnaval, queremos que as mulheres possam pular de forma feliz e tranquila. O 180 é o lugar onde todo mundo deve se sentir seguro e acolhido. Do outro lado da linha tem mulheres preparadas para acolher e defender”, reforçou.

Como parte da preparação para o Carnaval, no último dia 21 de janeiro, a equipe do Ligue 180 participou de uma qualificação sobre consentimento, diante do histórico aumento de registros de denúncias relacionadas à violência sexual durante o Carnaval. A formação reuniu operadoras e coordenadoras da Central e servidoras da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Senev), abordando a relação entre violência e consentimento, análise de casos reais e fundamentos da legislação vigente no Brasil.

Além da mobilização da equipe, o Ministério das Mulheres firmou parceria com a CAIXA para ampliar a divulgação da mensagem “Carnaval é festa. Assédio é crime. Denuncie. Ligue 180. Urgência, ligue 190.” nos bilhetes emitidos pelas casas lotéricas em todo o país durante o período carnavalesco.

A campanha também conta com a articulação das Secretarias de Políticas para as Mulheres nos estados e municípios, fortalecendo a rede de proteção e ampliando a mobilização nos territórios, com ações de conscientização e orientação sobre os canais de denúncia.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *