Os Ministérios da Igualdade Racial (MIR) e do Esporte (MESP) manifestaram solidariedade ao jogador brasileiro Vinícius Júnior, vítima de um episódio de racismo durante a partida da Liga dos Campeões da UEFA entre Real Madrid e Benfica, em Lisboa, que terminou com vitória do time espanhol.
Os órgãos governamentais classificaram as manifestações racistas como inaceitáveis em ambientes esportivos, que devem promover respeito, convivência e igualdade racial. Eles enfatizaram que o racismo constitui uma violação de direitos humanos, um atentado aos princípios do esporte e um crime.
Os ministérios reconheceram a importância do acionamento do protocolo antirracismo durante o jogo e a abertura de investigação pela UEFA. O governo brasileiro informou que acompanhará de perto a apuração dos fatos, com expectativa de medidas firmes para responsabilizar os envolvidos e prevenir novos episódios.
Em 2025, o MIR e o MESP firmaram um protocolo de intenções para intensificar o combate ao racismo no esporte, incluindo ações de conscientização, formação e monitoramento da discriminação racial no ambiente esportivo.
O Brasil reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial, o respeito e a dignidade humana dentro e fora dos campos. Episódios como este reforçam a necessidade de um enfrentamento permanente e coletivo ao racismo, com o apoio do governo para garantir um esporte justo, inclusivo e livre de discriminação.
Com informações da Agência Brasil








