Segunda-feira, 02/02/26

Ministro da Justiça terá reuniões com conselhos de segurança na próxima semana

Ministro da Justiça terá reuniões com conselhos de segurança na próxima semana
Ministro da Justiça terá reuniões com conselhos de segurança na – Reprodução

A partir desta semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, fará encontros com representantes do sistema de justiça e de forças de segurança pública, visando o fortalecimento e o diálogo entre as instituições.

Na terça-feira, 03 a reunião será com o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), no dia 04, há previsão de encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. No dia 05, a reunião será com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC).

Para a próxima semana há previsão de novos encontros, com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Conselho de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCG), Colégio/Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Segundo a Pasta, as iniciativas reforçam o compromisso do ministério com o diálogo permanente, a articulação interinstitucional e a construção conjunta de soluções para os desafios da Justiça e da segurança pública, no contexto de uma agenda ampla e integrada de enfrentamento ao crime organizado como ação de Estado, orientada pela cooperação entre entes federais, forças de segurança e o sistema de Justiça e pela atenção às necessidades concretas da população.

Entre os temas que serão abordados, estão: eixos estratégicos voltados ao desmantelamento estrutural de organizações criminosas, à ampliação do alcance do programa Celular Seguro, à prevenção e ao combate ao feminicídio, ao controle e à repressão ao tráfico de armas e à gestão estratégica de bens apreendidos do crime organizado. As reuniões também têm por objetivo reafirmar o papel do Ministério da Justiça e Segurança Pública como instância de articulação entre os diferentes ramos do sistema de Justiça e das forças de segurança, promovendo alinhamento institucional e cooperação federativa.

Estadão Conteúdo

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *