Quinta-feira, 12/02/26

MME aprova agenda estratégica para segurança do setor elétrico em 2026

MME aprova agenda estratégica para segurança do setor elétrico em 2026
MME aprova agenda estratégica para segurança do setor elétrico em – Reprodução

O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada nesta quarta-feira (11/02), a Agenda Estratégica Eletroenergética 2026. A medida reúne e organiza as principais ações preventivas interinstitucionais para garantir o fornecimento de energia elétrica no país.

A iniciativa busca antecipar a identificação e o tratamento de eventuais riscos, além de aprimorar a coordenação entre os órgãos responsáveis pelo planejamento, operação, comercialização e regulação do setor elétrico. A proposta considera o cenário operacional do sistema, a evolução da matriz elétrica, o comportamento da carga e os desafios associados ao atendimento da demanda em diferentes períodos do ano.

“A Agenda Estratégica Eletroenergética representa um avanço importante na forma como o Brasil se antecipa aos desafios do setor elétrico. Ao integrar planejamento, operação, comercialização, regulação e monitoramento em um único instrumento, damos mais previsibilidade às ações e reforçamos a segurança do suprimento para toda a sociedade. É uma iniciativa que fortalece a governança do setor e amplia a transparência sobre as ações e soluções que estamos construindo de forma coordenada”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Na avaliação do CMSE, a implementação da agenda permitirá identificar pontos de atenção, priorizar medidas preventivas e orientar decisões estratégicas, reforçando a resiliência do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB). Outro benefício é a ampliação da transparência para a sociedade sobre os principais desafios estruturais e conjunturais em debate ao longo do ano, bem como as respectivas ações de enfrentamento.

As ações previstas estão organizadas em três grupos: Atendimento à Ponta/Rampa da Carga; Atendimento à Carga Mínima; e Segurança e Confiabilidade Eletroenergética. A expectativa do comitê é que a agenda se torne um instrumento central de governança do setor, apoiando a tomada de decisões e o acompanhamento contínuo.

O MME seguirá trabalhando para garantir transparência, coordenação e efetividade das ações e soluções desenvolvidas para o atendimento eletroenergético do país.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *