O clube afirmou que o legado de Volmar Santos seguirá vivo entre os tricolores e na memória do futebol. A nota também reforçou o compromisso do Grêmio com a diversidade e o lema de ser o “Clube de Todos”.
É com imensa dor que nos despedimos de Volmar Santos, torcedor criador da Coligay, a primeira torcida organizada gay do Brasil. Ele foi um pioneiro, um sonhador, um símbolo de coragem e amor pelo Grêmio. Seu legado de respeito, diversidade e resistência será lembrado para sempre? pic.twitter.com/J6FN1cnYoi
— Grêmio FBPA (@Gremio) January 19, 2026
Coligay nasceu durante a ditadura
A Coligay foi fundada em 1977, por iniciativa de Volmar Santos. Ele era gerente de uma famosa boate gay em Porto Alegre, a Coliseu, e decidiu, com outros torcedores apaixonados, expressar seu amor pelo time assumindo a homoafetividade ao mesmo tempo. A torcida terminou seis anos depois, quando Volmar voltou para sua cidade natal, Passo Fundo.
A torcida ganhou fama de “pé-quente”. A fama foi tão grande que atravessou as fronteiras do Rio Grande do Sul. A Coligay foi convidada pelo presidente do Corinthians na época, Vicente Matheus, para assistir no Morumbi à final do Campeonato Paulista de 1977. E o convite deu certo: com um gol de Basílio o time venceu o campeonato e encerrou um jejum de 23 anos sem títulos.








