Segunda-feira, 09/02/26

Naufrágio na costa da Líbia deixa 53 migrantes mortos ou desaparecidos

Naufrágio na costa da Líbia deixa 53 migrantes mortos ou desaparecidos
Naufrágio na costa da Líbia deixa 53 migrantes mortos ou – Reprodução

Cinquenta e três pessoas morreram ou estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação que transportava 55 migrantes na costa da Líbia, informou a Organização Internacional para as Migrações (Organização Internacional para as Migrações – OIM), que especificou que duas nigerianas conseguiram ser resgatadas.

Essas 55 pessoas estavam a bordo de uma embarcação inflável, afirmou a OIM em um comunicado.

“A embarcação naufragou ao norte de Zuwara, na Líbia, na sexta-feira (6). Apenas duas mulheres nigerianas foram resgatadas em uma operação de busca e salvamento realizada pelas autoridades líbias. Uma das sobreviventes declarou que perdeu o marido, e a outra disse que perdeu seus dois bebês na tragédia”, indicou a OIM no comunicado.

Segundo os relatos das sobreviventes, a embarcação, que transportava africanos, partiu de Zauia, perto de Trípoli, na noite de quinta-feira, acrescentou a OIM. O naufrágio ocorreu seis horas depois.

Essa tragédia eleva para pelo menos 484 o número de migrantes registrados como mortos ou desaparecidos na rota migratória do Mediterrâneo central em 2026, segundo a OIM.

A agência da ONU afirma que a rota migratória do Mediterrâneo central é a mais letal do mundo, com 1.340 mortes registradas no ano passado.

A OIM ressalta “a necessidade de uma cooperação internacional reforçada e de respostas centradas na proteção para combater as redes de contrabando e de tráfico de pessoas”.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *