Notícias inverídicas sobre um suposto fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Bandeirante estão sendo compartilhadas por grupos mal-intencionados. Saiba a verdade:
- Não haverá o fechamento de nenhuma unidade de saúde no Distrito Federal. As UBS estão passando pelo processo de transição do modelo tradicional de gestão para o novo modelo de Atenção Primária, que terá cobertura realizada exclusivamente por equipes da Estratégia Saúde da Família. No Núcleo Bandeirante, a UBS atende, em média, 3,5 mil pessoas por mês.
- Agora, a unidade funciona das 7h às 17h e abre durante um terceiro turno – até às 22h, excepcionalmente, por conta da demanda no local. A Diretoria de Atenção Primária ressalta que não houve interrupção de serviço, mas, sim, a reformulação dos atendimentos prestados na unidade.
- Antes desta mudança, o atendimento era realizado 24h por dia, mas não havia demanda após as 22h. Em seis meses de funcionamento, apenas dois pacientes procuraram a unidade no horário das 19h às 7h.
- A alteração no atendimento permite que as escalas de trabalho sejam refeitas, direcionando a carga horária dos profissionais – que seria prestada em horário ocioso (de madrugada) – para os horários em que há maior demanda de pacientes.
- Não há desassistência. Após as 22h, o cidadão que necessitar de atendimento médico pode procurar a Unidade de Pronto Atendimento do Núcleo Bandeirante ou qualquer hospital da rede pública de saúde do Distrito Federal.