28/11/2019 às 06h35min - Atualizada em 28/11/2019 às 06h35min

​Sustentabilidade em alta na moda fashion

ZULEIKA LOPES

 
Há seis anos, a Ciplan Cimento Planalto proporcionou às mulheres do Queima Lençol, uma das 14 comunidades da Fercal, região administrativa do DF onde está implantada a cimenteira, um curso de formação, onde foram trabalhados a necessidade da reciclagem e da sustentabilidade, utilizando a matéria prima dos sacos de cimentos que não passam no controle de qualidade da fábrica.Com uma visão pioneira e mirando o futuro, a empresa capacitou pessoas para poder chegar ao futuro com uma fonte de renda sem precisar sair de sua comunidade, podendo, ao mesmo tempo, cuidar dos lares e de seus filhos, enquanto ganha seu sustento. Em parceria com a ONG, Federação das Mulheres de Brasília e Entorno, o curso teve a duração de seis meses.
Não só abriu um leque de opções como levou a novidade das sacolas recicladas por diversas vezes à feira dos supermercadistas, dando visibilidade para a troca de sacolas de compras de plásticos pelas de sacos de cimento, que todos sabem aguentam muito peso, devido a sua fabricação para destinação de carregar 50 kg de cimento. Em 2020, como já é lei em São Paulo, o Distrito Federal deve abolir as sacolas de plásticos nos supermercados graças a uma lei do deputado Leandro Grass. A Secretaria de Meio Ambiente considera como um avanço a sanção, pelo governador Ibaneis Rocha, da Lei Nº 6.322, de 10 de julho de 2019, que dispõe sobre a proibição da distribuição ou venda de sacolas plásticas no Distrito Federal. A regulamentação da lei também contribuirá para a nova política de resíduos sólidos.
Em paralelo às atividades da Ciplan com estas mulheres, a estilista fashion Vânia Gavião, moradora de Sobradinho, ao ver tantos caminhões de sacos de cimento, teve a ideia de criar bolsas femininas estilizadas com o mesmo material das sacolas destinadas às compras. Começava aí uma grande parceria e uma nova história de sucesso de sustentabilidade.Vânia é sempre convidada para estar em várias ferias e eventos sustentáveis por todo o país, sempre levando a marca Ciplan Cimento em seus produto
Na ultima terça-feira, dia 26, Vânia Gavião participoudo Moda Connect Brasília, promovida pelo Sebrae, Fibra e outras entidades parceiras, no Clube Cota Mil,localizado no Setor de Clubes Sul, a partir das 18 horas. Aconteceram desfiles, business ( negócios), talkshow, apresentação de novos talentos considerados uma experiência fashion, inovadora, inclusiva e sustentável.

    
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »