22/01/2020 às 05h10min - Atualizada em 22/01/2020 às 05h10min

Cabeça de Trump está a prêmio, e vale 12 milhões

Um parlamentar iraniano está oferecendo uma recompensa de US$ 3 milhões (cerca de 12 milhões de reais) para quem matar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O mesmo congressista disse que o Irã poderia evitar ameaças se tivesse armas nucleares, informou hoje a agência de notícias Isna, em meio ao mais recente impasse de Teerã com Washington.

O embaixador de desarmamento dos EUA, Robert Wood, classificou a recompensa de “ridícula”, dizendo a repórteres em Genebra que mostrava os “fundamentos terroristas” do establishment iraniano.

As tensões têm aumentado desde que Trump retirou Washington do acordo nuclear de Teerã com as potências mundiais em 2018 e restabeleceu as sanções dos EUA ao país. O impasse explodiu em ataques militares retaliatórios este mês.

“Em nome do povo da província de Kerman, pagaremos uma recompensa de US$ 3 milhões em dinheiro para quem matar Trump”, disse o legislador Ahmad Hamzeh ao Parlamento de 290 lugares, segundo a Isna. Ele não disse se a recompensa tinha algum apoio oficial dos governantes clericais do Irã.

A cidade de Kerman, na província ao sul da capital, é a trra natal de Qassim Suleimani, um importante comandante iraniano cuja morte em um ataque de drones ordenado por Trump em 3 de janeiro, em Bagdá, levou o Irã a disparar mísseis contra alvos dos EUA no Iraque.

“Se tivéssemos armas nucleares hoje, estaríamos protegidos contra ameaças… Deveríamos colocar em nossa agenda a produção de mísseis de longo alcance capazes de carregar ogivas não convencionais. Esse é o nosso direito natural”, afirmou ele, de acordo com a Isna.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »