16/02/2020 às 07h58min - Atualizada em 16/02/2020 às 07h58min

Alírio Neto é exonerado a pedido do cargo de diretor-geral do Detran

Quem assume a chefia do órgão, interinamente, é o delegado Valmir Lemos de Oliveira, diretor-geral adjunto

METRÓPOLES
Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (14/02/2020) trouxe a exoneração, a pedido, de Alírio Neto do cargo de diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Quem assume a chefia do órgão, interinamente, é o delegado Valmir Lemos de Oliveira, diretor-geral adjunto.
 

Alírio assumiu o Detran em maio do ano passado no lugar de Fabrício Moura, exonerado após denúncias de irregularidades em contrato milionário para troca e manutenção de semáforos. Valmir Lemos é ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (governo Arruda) e delegado aposentado da Polícia Federal.

O diretor da Diretoria de Controle de Veículos e Condutores Harley Bueno de Oliveira também foi exonerado.
 

Em julho do ano passado, o ex-distrital e ex-presidente da Câmara Legislativa Alírio Neto publicou um vídeo para revelar que está em tratamento contra um câncer. Na ocasião, ele se licenciou do cargo por conta disso.

A exoneração a pedido ocorre no momento em que o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) dá andamento ao processo que avalia a legalidade da aposentadoria concedida a Alírio Neto.

A Corte determinou o retorno do ato à Polícia Civil do Distrito Federal para que, no prazo de 60 dias, corrija datas e informações sobre o período em que o ex-parlamentar desempenhou a função de delegado.

Investigação no Detran
Conforme o Metrópoles mostrou, o Detran-DF é alvo de investigação pela Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Denúncias protocoladas no fim de janeiro deste ano mostram o cancelamento ilegal de 50 mil multas. As alterações ocorriam sempre fora do horário de expediente e, na maioria das vezes, durante a madrugada.

Reportagem da Coluna Grande Angular publicada nesta sexta-feira (14/02/2020) mostra que, desde 2013, o Detran-DF também mantém, de forma precária, acordo com a empresa Oi para o fornecimento do sistema de consulta veicular utilizado pelos agentes do órgão público.

O contrato inicial, que até hoje não foi integralmente cumprido pela operadora, foi prorrogado cinco vezes por meio de aditamentos. Além da extensão do prazo de vigência, os valores pagos pelos cofres públicos também foram reajustados. Ao longo dos últimos sete anos, a empresa recebeu mais de R$ 10 milhões do Detran-DF.

A reportagem ainda não conseguiu contatar Alírio Neto na manhã desta sexta-feira. O espaço está aberto para eventuais manifestações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »