23/05/2020 às 08h52min - Atualizada em 23/05/2020 às 08h52min

Sistema Penitenciário recebe doação de equipamentos de proteção individual

O Depen entregou 145 litros de álcool gel, 76 mil máscaras descartáveis, 16.050 toucas descartáveis, 107 óculos transparentes e protetores faciais. O material será dividido entre as unidades prisionais

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Para contribuir com ações de combate ao contágio pelo novo coronavírus no Sistema Penitenciário do Distrito Federal, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) repassou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) equipamentos de proteção individual (EPIs).

Cento e quarenta e cinco litros de álcool gel, 76 mil máscaras descartáveis, 16.050 toucas descartáveis, 107 óculos transparentes e protetores faciais serão divididos entre as unidades prisionais.

“Estamos unindo esforços para não deixar o sistema penitenciário desabastecido. O material repassado pelo Depen é importante para continuarmos a dar o apoio necessário para os policiais penais e demais servidores que atuam nas unidades prisionais trabalharem com segurança”, disse o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o delegado Anderson Torres.
 
A distribuição aos presídios ocorrerá de forma gradativa, a depender da necessidade de cada um, como explica o coordenador-geral da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), Érito Pereira. “As unidades prisionais são diferentes em número de servidores e, também, de internos. Dessa forma, estamos fazendo a logística de distribuição levando em conta essas variáveis e também o que temos em estoque”, explica.

A SSP/DF também adquiriu tecido tipo tricoline e TNT para confecção de EPIs, que será realizada por internas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Mais de 400 rolos de 50 metros foram encaminhados à unidade prisional. A SSP/DF também repassou 6.600 luvas descartáveis à Sesipe para distribuição aos presídios.

Desinfecção

A assepsia de celas, viaturas, prédios da administração e parte externa dos presídios continua a ser feita pela Sesipe nesta semana. A ação tem sido realizada pela Gerência Obras e Reparos (Geor) semanalmente. Nesta sexta-feira (22), a equipe fez a desinfecção do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e do almoxarifado da SSP/DF.

A mesma atividade será incrementada a partir da próxima semana com o uso de uma máquina desenvolvida com materiais reciclados. De fácil manuseio para desinfecção de superfícies, o protótipo foi desenvolvido pelo gerente da Geor, Willian Pereira, e pelo policial penal Luciano Mota. “Produzimos um material que irá contribuir com a desinfecção de pátios e celas nas unidades prisionais. A partir de agora, vamos produzir uma quantidade maior para que sejam distribuídas para as unidades prisionais”, diz.

Cadastramento
A Sesipe iniciou, nesta sexta-feira (22), o cadastro de policiais penais interessados em ocupar uma das vagas que serão disponibilizadas em hotéis. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário de interesse de hospedagem e anexar documentos comprobatórios.

O programa oferece hospedagem em estabelecimento hoteleiro para trabalhadores que residam com pessoas do grupo de risco e estejam envolvidos no atendimento presencial dos internos suspeitos ou diagnosticados com o coronavírus que residam com pessoas do grupo de risco.

Locais e datas para ocupação das vagas serão disponibilizadas posteriormente aos servidores penais.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »