23/03/2017 às 14h21min - Atualizada em 23/03/2017 às 14h21min

Ministério da Ciência e Tecnologia suspende lançamento do satélite brasileiro

Planetário de Brasília transmitiria a cerimônia ao vivo

Assessoria de Comunicação Social

Reagendado para esta quinta-feira, 23, o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas teve de ser cancelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia devido à greve geral na França. Segundo assessoria de comunicação do Ministério, o governo brasileiro aguardará o fim dos protestos para redefinir a data do lançamento. Após definição da data, o Governo de Brasília avaliará a possibilidade de transmissão ao vivo pelo Planetário de Brasília.

O satélite brasileiro seria lançado do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O objetivo é prover — como parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) — cobertura de serviços de Internet a 100% do território nacional de forma a promover a inclusão digital para todos os cidadãos brasileiros, além de fornecer um meio seguro para as comunicações estratégicas do Governo Federal. 

O uso dual da plataforma vai habilitar a implementação de um sistema de comunicações por satélite seguro para o Governo Brasileiro e as Forças Armadas, ao mesmo tempo reduzindo a divisão digital e tecnológica no Brasil.  O SGDC é brasileiro e tem como objetivo garantir a inclusão digital aos brasileiros, ao prover a cobertura de serviços de internet a 100% do território nacional.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »