27/05/2020 às 14h46min - Atualizada em 27/05/2020 às 14h46min

No Planalto, operação contra aliados foi vista como uma espécie de 'cerco' ao presidente

G 1

A operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (27) pela Polícia Federal no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura ameaças e ofensas à Corte gerou um clima de apreensão entre auxiliares do Palácio do Planalto.

Nas palavras de um interlocutor, a operação “significa um cerco” no entorno mais próximo de Jair Bolsonaro, já que focou nos aliados mais próximos do presidente.

Ao todo, a operação tem 29 mandados de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito. Esse é um dos temas que mais têm preocupado Bolsonaro.

Entre os aliados que são alvos da operação, estão ex-deputado federal Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang e blogueiros bolsonaristas.

A operação acontece no dia seguinte à determinação para que o ministro da Educação Abraham Weintraub seja ouvido nessa investigação, por causa da fala em reunião no Planalto em que disse que colocaria os “vagabundos na cadeia”, numa referência aos ministros do Supremo.

Aliados reconhecem que o maior temor é que o avanço das investigações chegue ao chamado núcleo familiar. O ministro Alexandre de Moraes também autorizou a investigação de atos antidemocráticos. Os dois inquéritos correm em paralelo e os alvos são semelhantes: parlamentares, militantes e financiadores dessas ações ilegais.

 

Na semana em que decidiu exonerar o então diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo, o presidente Jair Bolsonaro enviou mensagem para o agora ex-ministro da Justiça Sérgio Moro cobrando mudança no comando da PF, como revelou o Jornal Nacional.

A imagem da tela do celular mostra que o presidente enviou a Moro o link de uma reportagem do site "O Antagonista" segundo a qual a PF está "na cola" de dez a 12 deputados bolsonaristas. O presidente, então, escreveu: "Mais um motivo para a troca", se referindo à mudança na direção da Polícia Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »