Na tarde desta quinta-feira (28), o jurista Ives Gandra Martins afirmou em entrevista ao jornalista Oswaldo Eustáquio que o Poder Executivo possui respaldo para solicitar que as Forças Armadas intervenham em favor dos atos do presidente da República através do artigo 142 da Constituição Federal.
Gandra comentou a respeito da operação desta quarta-feira (27), em que a Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e apreensão contra empresários e jornalistas apoiadores do presidente Bolsonaro.
“Tenho a impressão que estamos vivendo uma crise política desnecessária sob fatos de menor importância (...) tenho a impressão que qualquer suspeita leva a apreensão de documentos, inclusive de pessoas que têm o direito de livre expressão”, afirmou.
Questionado a respeito da constante interferência do Supremo Tribunal Federal nas ações da Presidência da República, o jurista relembrou o episódio em que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal e afirmou que o presidente Bolsonaro poderia acionar as Forças Armadas para que elas agissem como Poder Moderador nesse caso...