Teles é funcionário aposentado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e estava no comando da Novacap desde abril do ano passado. É um fiel escudeiro do governador Ibaneis Rocha (MDB), que foi estagiário de direito na época em que Teles dirigia a companhia.
A presidência da Novacap será o terceiro cargo ocupado por Fernando Leite na estrutura do Governo do Distrito Federal (GDF) na gestão Ibaneis.
Leite dirigiu a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), mas deixou o posto em função de decisões judiciais as quais entendiam que ele não poderia exercer o cargo por estar com direitos políticos suspensos.
O gestor foi condenado por improbidade, ficou proibido de contratar com o poder público e teve os direitos políticos suspensos por três anos, prazo que se encerrou em 22 de setembro de 2019. Ou seja, não tem mais nenhum impedimento para assumir cargo público.
A indicação de Fernando Leite para a Novacap atende a uma reivindicação política do ex-governador José Roberto Arruda, aliado da gestão Ibaneis.
O ex-governador tentou voltar com Leite para a Caesb, mesmo cargo que ele ocupou na época em que Arruda governou o DF. Diante da negativa de Ibaneis, passou a trabalhar para a Novacap.