15/06/2020 às 12h39min - Atualizada em 15/06/2020 às 12h39min

GDF multa ministro da Educação, Abraham Weintraub, por não usar máscara

O auto de infração obtido pela coluna Grande Angular diz que ministro foi flagrado na Esplanada dos Ministérios sem a proteção facial

Governo do Distrito Federal (GDF) multou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em R$ 2 mil por não usar máscara. Um decreto distrital proíbe circulação em locais públicos sem o adereço de proteção.
 

 O Ministério da Educação recebeu o documento oficialmente às 11h45 desta segunda-feira (15/06).

Segundo o auto de infração, Weintraub “foi flagrado em espaço, via ou logradouro público (Esplanada dos Ministérios) sem máscara de proteção (EPI) facial de uso obrigatório”.

O documento ressalta que a ação estava “em desacordo com o estabelecido no Decreto nº 40.648/2020 do Distrito Federal”.
 

onfira o auto de infração:

REPRODUÇÃO
Ministro da Educação, Abraham Weintraub é multado por não usar máscara no DF

Ministro da Educação, Abraham Weintraub é multado por não usar máscara no DF

Ministro da Educação, Abraham Weintraub é multado por não usar máscara no DF

Embora houvesse a determinação para multar quem não usasse máscara nas ruas da capital do país, integrantes do GDF enxergavam dificuldade grande em aplicar a penalidade para todos que desrespeitassem o decreto. Em episódios recentes, quando a norma já estava em vigor, o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi visto várias vezes sem o acessório e não foi multado.

A situação mudou nesse domingo (14/06), com provocações de todas as partes, tanto de ativistas pró-Bolsonaro que chegaram a soltar fogos em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF), quanto de membros do governo federal. O GDF, então, decidiu aplicar a multa aos desobedientes, exatamente contra Weintraub, ministro com posicionamento polêmico. É a terceira desde que a medida entrou em vigor.

Visita

Weintraub se encontrou, na manhã de domingo (14/06), com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em frente ao Ministério da Agricultura, na Esplanada dos Ministérios.

O grupo se reuniu onde estava, até sábado (13/06), no chamado “acampamento do agro”, desmontado pelo GDF, por violar as regras de isolamento social.

O objetivo do ministro era “prestar solidariedade” ao manifestantes. Durante a visita, Weintraub gravou vídeo com um dos manifestantes, Emerson Teixeira, que mantém um canal no YouTube.

“Ministro veio aqui dar uma força pra gente”, explica Teixeira. “Aqui estão os bravos patriotas, a polícia fechou o cerco aqui, ninguém consegue mais entrar na Esplanada”, diz ele, demonstrando indignação com o decreto do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), que proibiu manifestações na Esplanada por 24 horas neste domingo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »