28/06/2020 às 06h59min - Atualizada em 28/06/2020 às 06h59min

‘Turma do contra’ quer ver pânico da Covid

Em nota à imprensa, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal negou neste sábado (27) que haja colapso no sistema de saúde local por causa da pandemia de Covid-19. Assessores do Palácio do Buriti atribuem à ‘turma do contra’ a propagação de áudios alarmistas para provocar pânico na população.

Segundo o comunicado, dos 497 leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) reservados para casos de covid-19 na rede pública do Distrito Federal, 300 estão ocupados. “Nos hospitais particulares, dos 218 leitos disponíveis, 179 estão ocupados.”

A disponibilidade de leitos é monitorada por uma sala de situação criada pelo governo. Os números apurados estão disponíveis na internet. O posicionamento do GDF ocorre após vazamento de áudio de um cirurgião-geral do Hospital de Base, em que o médico diz que estariam esgotadas as vagas nos hospitais públicos e privados de Brasília por causa da pandemia.

No áudio, o médico fala sobre a necessidade de aumentar o distanciamento social com medidas obrigatórias de confinamento, o chamado lockdown. Em nota, o governo diz que, “até o momento, não há decisão com relação a isso” e que “todas as novas medidas serão informadas por meio de publicações no Diário Oficial do DF.”

De acordo com o painel do Sistema Único de Saúde (SUS), o Distrito Federal acumula mais de 42 mil casos de contaminação pela covid-19 e 537 óbitos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »