18/07/2020 às 07h19min - Atualizada em 18/07/2020 às 07h19min

No Rio, morador de rua é multado pela prefeitura por não usar máscara

O caso mobilizou o Ministério Público e a Defensoria Pública, que acionaram à prefeitura da cidade cobrando explicações

Agentes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro multaram um morador de rua porque ele não estava usando máscara de proteção facial. A medida foi recomenda pelas autoridades por causa da pandemia de coronavírus. Contudo, muitas pessoas em situação de rua não têm acesso do adereço. A informação é da Folha de S.Paulo.

O caso mobilizou o Ministério Público e a Defensoria Pública, que acionaram a prefeitura da cidade cobrando explicações. A defensora pública Carla Beatriz Maia, do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos, vê a atitude como uma “ação higienista”.

o dia 7 deste mês, o Ministério Público enviou ofício à Guarda Municipal: “Se não fossem grupos que se juntam para ajudá-los dando roupa, cobertores, comida e máscaras, eles não teriam qualquer amparo”, diz trecho.

Os moradores em situação de rua procuram voluntários de projetos sociais, diariamente, para conseguir acesso às máscaras. “Esse homem chegou até nós dizendo: ‘Agora estão multando morador de rua’. Ele estava nervoso e disse que foi orientado pelo agente a procurar uma delegacia se quisesse pedir isenção da multa”, contou Larissa Montel, gestora de um dos projetos.

“Nós atendemos de 80 a 120 pessoas em situação de rua, semanalmente. O que vemos ali são pessoas usando as mesmas máscaras que demos há semanas”, lamentou Larissa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »