29/08/2020 às 09h43min - Atualizada em 29/08/2020 às 09h43min

​Vicinal 371 de Santa Maria. Do sonho a realidade

Hugo Gutemberg
Correio de Santa Maria

Após a liberação de mais de 8 milhões, no dia 16 de junho, para a pavimentação da Vicinal 371 em Santa Maria, o Governador Ibaneis Rocha determinou ao DER que desse início imediato a obra e ainda, a construção de uma ciclovia paralela a vicinal visando o benefício de mais de 25 mil moradores da região. Em atendimento à ordem do chefe maior do Executivo do DF, Ibaneis Rocha, cerca de 40 funcionários de uma empresa privada – supervisionados pelo (DER-DF) – montaram no mesmo dia o canteiro de obras e mobilizaram os equipamentos e máquinas, e em seguida, começaram o trabalho de topografia, estudo que fornece informações para o melhor funcionamento da obra. O diretor do DER-DF, Fauzi Nacfur, lembra que a obra é uma demanda antiga da comunidade local. “São cerca de 20 a 25 mil pessoas que moram próximo ao trecho”, explica. “A pavimentação do lugar irá beneficiar não só moradores da região, mas também motoristas que transitam pelas BR’s”, destaca.

Nacfur ressaltou na época o esforço do governo para dar continuidade às obras em meio da pandemia do novo corona vírus. “Sabemos que é um momento muito difícil na área da saúde, mas com todos os cuidados, dar prosseguimento às ações do GDF também é uma forma de gerar emprego e renda na capital”, reforça.   
  
A pavimentação da VC-371 e a construção da ciclovia, em Santa Maria, começaram esta semana. O trecho de 4 km, entre a BR-040/050 e a DF-290, liga o condomínio Total Ville à cidade. A obra é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal (DER/DF), ao custo de R$ 8,3 milhões, sendo R$ 1 milhão de emenda parlamentar. O serviço tinha previsão para ser finalizado no primeiro semestre deste ano, porém, questões ligadas à pandemia atrasaram a conclusão obra que, após a pavimentação, serão feitos serviços de drenagem e sinalizações horizontais e verticais. 

SAIBA MAIS SOBRE A OBRA...

Como foi lembrado pelo Dr. Fauzi Nacfur... a área que as pessoas convencionaram a chamar de Total Ville mas, que, na verdade Total Ville é o nome do empreendimento da empresa Direcional, se chama de fato Setor Meireles com o endereçamento dos condomínios designado como Porto Pilar, que margeia tanto a Vicinal 371 e dá acesso a BR 040, foi iniciado em meados de 2008, com a regularização urbanística e NGB na época.

Com essa expansão que se iniciou nesse longínquo 2008 o local foi se adensando e, a partir daí sofreu a necessidade de impressão de estrutura urbana, e a principal dela seria a possível pavimentação da vicinal, que seria uma via fazendo intermédio com a área urbana e área rural. Essa vicinal 371 é antiga, catalogada nos arquivos do DER por vários anos, porém, ela sofreu um inflacionamento de veículos tão logo surgiu o Total Ville. Com isso, quando a gestão do ex-administrador Hugo Gutemberg analisou a melhor possibilidade de tráfego na área, principalmente por conta das obras de ampliação da BR-040 em 2011, antes da privatização, Hugo percebeu que aquele fluxo de área havia se intensificado consideravelmente na 371, justamente para dar acesso e saida à Santa Maria, sentido viaduto. Visto isso, a demanda que começou de maneira tímida, mas, foi ficando grande e reprimida, chegando ao ponto de em 2017, o gestor Gutemberg iniciar a formalização dessa pavimentação.

Vale lembrar que a demanda foi levada tanto ao DER, como à Novacap, pelo administrador da época Hugo Gutemberg, com vários comunitários e partir daí começou a ser produzido o projeto de pavimentação com a participação do pessoal da Direcional, mas, com participação de vários agentes governamentais, inclusive com o início das ações sendo realizado pela Novacap para a execução da obra. Mas, por questão de licenciamento ambiental o projeto não foi finalizado até 2018, suspendendo as obras que haviam se iniciado, de qualquer maneira, fica o registro e a relevância aos demandantes, à época, que o projeto foi iniciado, ainda, no ano de 2017. Houve inclusive, liderança se dizendo mãe da criança, mas, saibam que se tratou apenas de uma demandante como qualquer pessoa da comunidade. O que conta para os órgãos do Governo do Distrito Federal é a participação da comunidade como um todo.

Qualquer um que venha demandar é importante, mas, não deixa de ser mais que os moradores da região. Inclusive, na mesma época da demanda da pavimentação da VC-371, a administração regional tratou junto a Concessionária Via 040 e ANTT sobre a implantação do viaduto de acesso ao Total Ville pela rodovia BR 040, a instalação dos abrigos de passageiros (pontos/paradas de ônibus) da área interna do setor em parceria com o DFTrans e a iluminação da Vicinal junto à CEB.

A TERRAPLANAGEM CHEGOU A SER INICIADA,PORÉM, INTERROMPIDA...

Toda obra, tanto pública quanto particular tem que respeitar estritamente as questões ambientais. Na época, mesmo a equipe da Novacap tendo iniciado a terraplanagem, os trabalhos tiveram que ser interrompidos porque não havia licença ambiental para aquela execução. Com essa paralisação, um grupo de comunitários se mobilizou junto ao distrital Wasny de Roure para iluminar a vicinal 371 para dar mais segurança aos usuários. Como era uma obra exclusiva da administração regional, a gestão Hugo Gutemberg entendeu que era importante a iluminação, e através da CEB, a iluminação da vicinal foi a primeira infra estrutura do local.

A OBRA NÃO TEM PADRINHO POLÍTICO...

A pavimentação da Vicinal-371 é uma obra exclusiva do Governo do Distrito Federal. Houve uma convergência entre vários órgãos envolvendo DER, Administração Regional e Santa Maria, participação da Novacap... como já foi dito, aconteceu que o pequeno empecilho com licença ambiental para não ter ocorrido até 2018, mas, depois de solucionado e o projeto ampliado com melhorias pra modernizar a obra, o Governador Ibaneis se sensibilizou com o projeto, a nova diretoria do DER entendeu que o projeto poderia comportar uma ciclovia. Daí, o projeto saiu do papel.

         Atualmente, depois da onça morta, apesar de muita liderança querer pegar no rabo vou dar nome aos bois: A primeira obra de infra estrutura realizada na vicinal 371 foi a iluminação pública com recursos de emenda do deputado distrital Wasny de Roure, executada pelo administrador Hugo Gutemberg, depois o projeto para execução de pavimentação.

E hoje, o Governador Ibaneis Rocha esta executando através do DER uma obra que começou em 2017 e que fique bem claro que a benfeitoria tem como padrinho e madrinha somente a COMUNIDADE!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »