Gestores do HRSM participaram do curso Gestão e Cuidado – Entender para Acolher, que promove um ambiente profissional de escuta, focado no bem-estar do colaborador
Nesta segunda-feira (2), gestores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram do curso Gestão e Cuidado – Entender para Acolher, realizado no auditório da unidade.
De acordo com Paula Paiva, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUQVT), o objetivo da capacitação é esclarecer dúvidas sobre o fluxo do Programa Acolher e orientar os gestores para que reconheçam sinais, mesmo sutis, de que um colaborador não está bem. A proposta é promover um ambiente de escuta e encaminhamento adequado.
“Queremos que os gestores entendam como o colaborador pode solicitar os serviços, quais são as opções disponíveis, como funcionam e de que forma podem ser acessadas, seja na unidade ou em outro local próximo à residência. A ideia é que as chefias atuem como facilitadoras, já que muitos colaboradores desconhecem o serviço ou não sabem como acessá-lo”, explica Paula.
Durante o encontro, os participantes fizeram testes para avaliar seus próprios níveis de estresse, nutrição, atividade social e física, além de compartilharem os resultados com os colegas – uma atividade prática que reforça a abordagem integral do cuidado.
“Precisamos pensar a saúde de forma ampla, considerando todos os aspectos que afetam o bem-estar do colaborador. Por isso, além dos atendimentos em psicologia e psiquiatria, estamos ampliando a atuação da educação física, que agora oferece também orientação individual, além da tradicional ginástica laboral. O mesmo vale para nutrição”, completa Paula.
O programa
Para Vanessa de Oliveira, chefe do Núcleo de Enfermagem das Emergências e Urgências do HRSM, a capacitação foi importante para esclarecer dúvidas sobre o fluxo de atendimento e reforçar a necessidade de apoio às equipes.
“Minha equipe é uma das maiores do hospital e temos percebido, cada vez mais, a importância de oferecer suporte. Embora o serviço ainda possa ser ampliado, já faz muita diferença contar com esse acolhimento dentro das unidades do IgesDF”, avalia.
Atualmente, o Programa Acolher realiza, em média, 3.500 atendimentos mensais, incluindo serviços de nutrição, psicologia, psiquiatria, educação física, acupuntura e auriculoterapia. Em 2024, mais de 14.500 pessoas foram atendidas – número que cresce a cada mês com a ampliação da oferta.